Conecte-se Conosco

Tecnologia

Liderança feminina na tecnologia: uma questão que permanece urgente

Publicado

em

Por Isadora Kimura*

Entre avanços e dificuldades, ainda temos muito o que refletir sobre os caminhos e desafios da liderança feminina no mercado de trabalho, sobretudo no setor de tecnologia. Uma pesquisa feita pela ManpowerGroup mostra que, no Brasil, pouco mais de um terço das empresas (37%) promovem programas internos de desenvolvimento feminino.

Em Tecnologia, a disparidade de gêneros é ainda maior. De acordo com a Pesquisa de Remuneração Total, realizada pela consultoria Mercer, no nível executivo de empresas de alta tecnologia em todo o mundo, a disparidade salarial entre os gêneros chega a 35%. Como fundadora e líder de uma startup no Brasil, acredito que a minha própria experiência pessoal seja similar a de tantas mulheres com os mesmos dilemas, por isso exponho algumas reflexões dessa jornada.

Quando cheguei ao ITA – Instituto Tecnológico da Aeronáutica para o meu primeiro dia de aula no curso de Engenharia, me deparei com poucas pares: nós, mulheres, representávamos menos de 8% da turma. Como consequência, éramos um tanto invisíveis e estereotipadas. Não percebi o tamanho do desafio logo de cara, mas o fato é que esse ambiente predominantemente masculino influenciou meu comportamento durante anos, permeando também as minhas primeiras experiências profissionais com comportamentos considerados tipicamente “masculinos”, como assertividade, confiança, ambição e racionalidade. À época, parecia ser a única maneira possível de ser ouvida, respeitada e pertencente ao grupo. Com o tempo e a exposição a referências mais diversas, pude me reconectar com uma identidade profissional mais plural e genuína, exercendo sem medo uma liderança que também fortalece outras características, como empatia, emotividade e intuição.

Já se sabe que líderes mulheres costumam ter mais soft skills – a famosa inteligência emocional –, com características como empatia e resiliência mais afloradas. Para cargos de liderança, essas habilidades são até mais importantes que as competências técnicas. E fazem toda a diferença na hora de navegar por situações críticas. Nós, mulheres, temos uma facilidade maior de engajar pessoas em prol de uma causa ou propósito. E isso não é diferente para as empresas de tecnologia, onde a esmagadora maioria da liderança ainda é composta por homens.

Já existem evidências de que o comando feminino tem a capacidade de aumentar a eficiência em uma organização. Mulheres pontuam melhor que homens em 11 de 12 habilidades socioemocionais-chave, como profissionalismo, colaboração, comunicação e pensamento crítico, de acordo com o Hay Group. Sabe-se também que mulheres em cargos de liderança mostraram mais eficiência durante a crise sanitária mundial.

Entretanto, não podemos nos enganar. Mesmo com muitos avanços, as mulheres continuam precisando fazer mais e melhor para conseguirem as mesmas oportunidades que seus pares homens. Na Tecnologia, em que ainda predomina uma cultura do “Clube do Bolinha”, existem conversas que não casam e eventos de networking pensados para o público masculino, do tipo “Poker Night com Charuto”,  onde as mulheres são desconvidadas ou desencorajadas a participar. Para completar, a maioria dos gestores no mercado são homens, com viés de promoção e mentoria para os seus pares. Isso nos leva a uma falta de modelos de comportamento femininos, com líderes mulheres que possam inspirar e mentorear as demais.

Por que o setor de tecnologia deveria agilizar o equilíbrio entre os gêneros? 

Existe um argumento incontestável para que o mundo das empresas de tecnologia invistam e agilizem a maior equidade entre os gêneros nas altas posições: o fator econômico. Com menos vieses de contratação e promoção para o gênero masculino, mais mulheres cis e trans com altíssimo potencial e performance poderão se destacar, alçando as empresas a melhores resultados. Um estudo da consultoria Mckinsey aponta que empresas que disseminam diversidade e inclusão têm lucros 35% maiores do que as demais. Para além do valor social, cultural e humano, a promoção da diversidade – e da liderança feminina – fomenta o engajamento e a maior realização de cada pessoa no ambiente de trabalho.

É também inegável que times mais diversos servem melhor às necessidades complexas da nossa sociedade. No Brasil, bons exemplos de novas empresas de tecnologia com as mulheres à frente são justamente focadas na saúde feminina, como Theia, Oya Care e Bloom Famílias. Elas movimentam milhões e só existem por conta da criação de times diversos, que conhecem essa temática a fundo.

Outra questão que precisa ser discutida é a diversidade de pensamento e de experiências que a visão da liderança feminina traz ao setor. Novas perspectivas são o combustível de novas soluções, e é disso que as empresas de tecnologia precisam. Gosto muito do livro “Mulheres Invisíveis”, de Caroline Criado Perez (Intrínseca, 2022). Para a autora, a mulher no comando produz um impacto sistêmico na estratégia e costuma trazer uma visão de mundo mais abrangente, ajudando a reduzir o viés de gênero em toda a cadeia.

Nos últimos 50 anos, houve um bom progresso, mas a caminhada é longa. Nos mercados mais maduros, como os dos Estados Unidos, a liderança feminina em tecnologia representa 20% do total, de acordo com o Women in Tech C-Level Network. Pude vivenciar essa realidade nos anos em que trabalhei no Vale do Silício, onde convivi com gestoras e colegas inspiradoras. Hoje, na Nilo, estamos investindo em uma cultura corporativa diferenciada e um time diverso, a fim de contribuirmos com a nossa parte.

As empresas de tecnologia têm um papel fundamental de identificar e ampliar o número de mulheres no comando. Entre as principais ações que eu indico, estão: investir em vagas afirmativas femininas, fazer parceria com organizações que treinam e empoderam esse público, criar processos de onboarding e mentoria que direcionem esses talentos para o sucesso e revisar os critérios de avaliação interna e de processos seletivos, para garantir uma progressão de carreira adequada.

* Isadora Kimura, fundadora e CEO da healthtech Nilo, é formada em Engenharia Mecânica Aeronáutica pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica – ITA e tem MBA e mestrado em Educação pela Universidade de Stanford (USA).

Continue lendo

Música

Marcos Almeida lança “Porão”, primeira faixa de seu novo álbum “Calado”

Publicado

em

De

O artista vai explorar o pop-rock e reflexões profundas em próximo projeto

Após o sucesso do projeto “Canções Para Morar em Tempos Difíceis”, que trouxe quatro releituras de grandes sucessos da música brasileira, o artista mineiro Marcos Almeida inicia o lançamento do álbum “Calado” com a canção “Porão”. A proposta é trazer reflexões profundas sobre estruturas ocultas como o próprio porão de uma casa, cheio de histórias e segredos.

Nas palavras do artista, o novo projeto é “um convite a embarcar nessa aventura que é o autoconhecimento com um toque de pop-rock”. Para escrever a canção, Marcos se inspirou no livro “A Vida Secreta das Árvores”, do alemão Peter Wohlleben. Ao total, serão 12 faixas com a previsão de chegar nas plataformas de streamings e em seu canal do YouTube até o final deste ano.

– “Porão” é fruto desse trabalho de mergulho e olhar para as coisas profundas não reveladas, mas significativamente valorosas. Aquela estrutura de uma casa que nem sempre é a primeira parte que você olha, mas tem suas histórias e guarda segredos – filosofa Marcos, que contou com a parceria do arranjador e guitarrista mineiro Wanderson Lopez na produção artística de “Porão” e das demais faixas do álbum “Calado”.

Com obras carregadas de poesias, referências e reflexões essenciais, Marcos Almeida já teve suas composições “Sê Valente” e “Vem me Socorrer” na trilha sonora da novela “Vai na Fé”, da TV Globo. Antes de “Calado”, o projeto “Canções Para Morar em Tempos Difíceis” trouxe novas versões de “Paciência”, de Lenine; “Tenho Sede”, de Gilberto Gil; “O Vencedor”, do Los Hermanos; e “Juízo Final”, de Nelson Cavaquinho e Elcio Soares.

Ouça a canção “Porão”, de Marcos Almeida, em todas as plataformas digitais:

https://onilnk.com/l/MarcosAlmeida_Porao

Continue lendo

Música

TENDER lança “go steady”

Publicado

em

De

  • TENDER CHAMA A ATENÇÃO PARA A MASCULINIDADE TÓXICA NO NOVO E SOMBRIO SINGLE “GO STEADY”
  • A DUPLA INDIE CONTINUA A AUMENTAR A EXPECTATIVA POR SEU TERCEIRO LP, FLUX, COM DATAS DE TURNÊ NOS EUA, CANADÁ E REINO UNIDO ANUNCIADAS E JÁ À VENDA – ENCOMENDE O ÁLBUM AQUI

Escute a faixa, aqui.

“A dupla misteriosa Tender se especializou em casar elementos polarizadores que poderiam ser tanto a trilha sonora de festas quanto da perda de um amor.” – DIY

O emergente duo indie britânico TENDER continua a gerar expectativa em torno do seu terceiro álbum Flux com o hipnotizante novo single “go steady”, lançado agora pela Nettwerk.

Em apoio ao lançamento do seu terceiro LP em 6 de setembro, TENDER também anunciou sua turnê pelos EUA neste outono, culminando em uma viagem ao Reino Unido para um show principal em Londres, no Lafayette, em 9 de dezembro. Confira a lista completa de datas abaixo.

O quarto single de Flux, o próximo LP que será lançado ainda este ano, “go steady” é mais uma produção exuberante do duo, rica em floreios melódicos. Centrada em um groove trip-hop encorpado, a faixa é elevada por elegantes melodias de cordas e cantos vocais atmosféricos enquanto o vocalista James Cullen entoa verdades sombrias sobre a psique masculina.

Falando sobre os temas do single, o duo explicou que “go steady” trata de “masculinidade tóxica e de chamar as pessoas para prestar contas de suas besteiras”.

A faixa é a sequência dos singles anteriores “sprinkles”, “come clean” e “daydreamers”, que anunciaram o aclamado retorno de 2024 após dois anos e receberam apoio do Chillest Show da BBC Radio 1 com Sian Eleri, do programa Introducing da BBC Radio London com Jess Izzat e outros apoios como ‘Track of the Week’ no 6 Music com Craig Charles e Huey Morgan

Desde a criação da banda, TENDER tem se especializado em caminhar naquela linha artística entre o pessoal e o universal. O aclamado álbum de estreia do duo britânico, Modern Addiction, retratou as consequências de um término tumultuado, ganhando elogios de veículos no Reino Unido e nos EUA por sua sinceridade desnudante, com a Stereogum chamando-o de “vibrante e encantador”, enquanto o Metro o classificou como “deslumbrante”.

O single principal do álbum de estreia da banda, “Nadir”, foi um destaque precoce na carreira e fez parte da trilha sonora do sucesso da Netflix “Para Todos os Garotos que Já Amei”. O LP seguiu uma série de singles e EPs igualmente celebrados que viram o duo passar de um projeto despretensioso de quarto a uma sensação online de sucesso aparentemente da noite para o dia. No total, a banda já acumulou mais de 500 milhões de streams nas plataformas DSP, além de quase 300 mil inscritos no YouTube.

Com a linda “go steady”, TENDER expande para um novo capítulo em sua jornada musical, que será marcado pelo lançamento do seu próximo terceiro álbum, ainda este ano.

Datas da Turnê

  • 28 Out – Seattle, WA – Madame Lou’s
  • 30 Out – Portland, OR – Polaris Hall
  • 1 Nov – San Francisco, CA – Swedish American Hall
  • 2 Nov – Santa Ana, CA – New Parish
  • 3 Nov – Los Angeles, CA – The Echo
  • 5 Nov – Denver, CO – Bluebird
  • 7 Nov – Kansas City, MO – Record Bar
  • 9 Nov – St. Paul, MN – Turf Club
  • 11 Nov – Chicago, IL – Subterranean
  • 12 Nov – Detroit, MI – Magic Stick
  • 13 Nov – Toronto, Ont – Velvet Underground
  • 15 Nov – Washington, DC – DC9
  • 16 Nov – Philadelphia, PA – Kung Fu Neck Tie
  • 19 Nov – New Your City, NY – Racket
  • 9 Dez – London, UK – Lafayette

Escute a faixa, aqui.

Sobre a ForMusic:

Fundada no ano de 2016 por Nando Machado e Daniel Dystyler, a ForMusic é uma agência de marketing e promoção focada em projetos de música que conecta marcas, empresas, artistas e gravadoras de todo o mundo que querem ver o seu público crescer dentro do Brasil. Desde o início, ganhou destaque por trabalhar com as principais gravadoras e selos independentes do mercado, e hoje, representa artistas de nomes como Beggars Group, Domino Records, [PIAS], Nettwerk, Big Loud, entre muitas outras. 

ForMusic nas redes:

Website | Facebook | Instagram

Continue lendo

Esportes

Noite dos Namorados ao Som de Pádua e TomCrhis na Cerrado Cervejaria

Publicado

em

De

Projeto ‘Por Outros Cantos’ promete encantar casais com música e jantar especial em Goiânia

Goiânia se prepara para uma celebração especial de Dia dos Namorados este ano na Cerrado Cervejaria, que traz o aclamado projeto “Por Outros Cantos”, de Pádua e TomCrhis, para uma noite de música e romance. O evento, programado para o dia 12 de junho, combina um jantar romântico com um show ao vivo, prometendo uma atmosfera intimista e encantadora para os casais.

“Por Outros Cantos”, projeto que ganhou vida em 2016 e desde então captura corações por todo o Brasil, é uma iniciativa paralela dos artistas, nascida de encontros informais na casa de Pádua. Com um repertório que revisita grandes clássicos da Música Popular Brasileira, a dupla oferece uma nova roupagem a canções que marcaram gerações, promovendo uma interação única com o público.

Além da apresentação musical, a Cerrado Cervejaria, conhecida por seu ambiente acolhedor e sua excelente gastronomia, serve um jantar elaborado pela Chef Adriana Teixeira. Os pratos principais incluem fettuccine ao molho branco com camarão e filé mignon ao molho poivre, entre outras delícias que prometem deleitar os paladares mais exigentes.

O evento também se destaca por um concurso de fotos românticas. Os casais são convidados a capturar momentos do seu dia na cervejaria e compartilhar em suas redes sociais. A foto mais romântica, escolhida pela equipe da Cerrado, ganhará um jantar especial, adicionando um toque competitivo à noite.

Serviço:
Data do Evento: 12 de junho de 2024
Horário do Show: A partir das 21h30
Reservas: Até 20h30 pelo WhatsApp (62) 98235-5089. Entrada antecipada, abatida na chegada. Pagamento via PIX no CNPJ 34.905.803/0001-07, comprovante enviado por WhatsApp.
Entrada: R$ 40 (sujeito a alteração)
Jantar: R$ 190 por casal (opcional)
Mesas: Disponíveis para 2, 4 e 6 pessoas, por ordem de chegada
Menu do Jantar:
Pratos Principais:
– Fettuccine ao molho branco com camarão
– Filé mignon ao molho poivre
– Frango ao molho catupiry gratinado com queijo
– Tilápia grelhada
Acompanhamentos: Saladas e frios
Sobremesa: Mousse de chocolate com frutas

Continue lendo

Destaque