Conecte-se Conosco

Cinema

Com pedidos de cidadania italiana em alta, Lilian Ferro deixa 6 dicas para obter o passaporte

Publicado

em

Foto de capa: Marinho

É de se imaginar que para a realização de um sonho, o nível de ansiedade é alto. Milhares de descendentes de italiano no Brasil seguem em busca dos caminhos rumo à conquista do reconhecimento da cidadania no país europeu. O fato, fez com que Lilian Ferro empreendesse para ajudar aqueles que possuem o direito.

É importante ressaltar que somente em 2023, alguns consulados italianos registraram um aumento bastante expressivo no número de processos para obtenção da cidadania.

Em São Paulo, por exemplo, dados divulgados pelo Consulado Geral da Itália apontam um crescimento de 16% em comparação com 2022, somando mais de 33 mil passaportes emitidos. Já no Consulado Geral da Itália em Porto Alegre, ocorreu um aumento cinco vezes superior ao final do ano passado, com mais de 13 mil passaportes emitidos.

Esse aumento gera muita expectativa e, também, grandes filas de espera com milhões de brasileiros em busca de oportunidades no exterior. Segundo Lilian Ferro, para amenizar os desafios que surgem ao longo do caminho, diminuir o tempo de espera que pode levar até 15 anos, e provar que o processo não é inviável financeiramente como muito pensam, seis dicas são de extrema importância:

  1. Descendência italiana: Tenha em mãos o máximo de informações possíveis sobre a genealogia da família. Quanto mais informações existirem, mais fácil de identificar a legitimidade do direito de se tornar um cidadão italiano;
  2. Documentos legíveis: O ideal é começar pela reunião dos próprios documentos e, em seguida, buscar os pertencentes às gerações anteriores: pais, avós, bisavós, etc. Nessa fase, é importante que todos os registros estejam aptos para serem consultados e legíveis;
  3. Verificação de impedimentos: Para que não haja perda de tempo, checar os requisitos para se tornar elegível a ser um cidadão italiano é essencial. Alguns pontos de atenção: verificar se o antepassado foi naturalizado brasileiro, se a transmissão é por via materna, se existem problemas de filiação, e se o território de nascimento do italiano foi anexado em alguma data específica à Itália;
  4. Análise, retificação e tradução: Toda a documentação precisa estar devidamente correta e sem erros que apontem inconsistências. Prestar atenção nesse detalhe diminui, e muito, o tempo de espera pelo reconhecimento da cidadania;
  5. Pedido do processo: A pasta documental pronta e reunida deve ser enviada por meio de um processo que pode ser através do consulado, de maneira administrativa, ou ainda, judicial. Nesse momento, é essa decisão que vai ditar o quanto a espera será longa ou não, por isso, errar pode ser um grande infortúnio;
  6. Escolher o caminho: Colocar na balança se vale a pena fazer tudo sozinho ou se é necessário contar com a ajuda de uma assessoria. Profissionais qualificados e empresas especializadas conhecem os atalhos e as opções mais viáveis para agilizar o processo, além de, atualmente, serem mais acessíveis com inúmeras opções de financiamento.

Ainda de acordo com a empresária, falar sobre cidadania italiana envolve muito mais do que saber sobre a descendência. “Sempre digo que ser descendente é apenas o início de uma batalha que deve ser encarada de maneira consciente, entendendo que sonhos podem ser alcançados sim, mas com escolhas corretas que nos levam ao sucesso”, conclui Lilian Ferro.

Sobre a Simonato Cidadania:

Fundada em 2016, com sede localizada em São Paulo, no famoso bairro da Liberdade, a Simonato Cidadania é a idealização do sonho de Lilian Ferro e sua sócia. Com o desejo de se tornar uma cidadã europeia, Lilian iniciou, também em meados de 2016, o processo para reconhecimento de sua cidadania italiana. Foi aí que os obstáculos se transformaram em oportunidades. Após um longo estudo de mercado e muita determinação, ela e Juliane arregaçaram as mangas e embarcaram no sonho de centenas de descendentes, utilizando das próprias experiências boas e ruins para ajudar outras pessoas. No começo da atuação da empresa, os trabalhos eram realizados apenas pelas duas. Em menos de dois anos, a empresa já contava com quatro funcionários e, durante a pandemia, entre 2020 e 2021, passaram para um quadro de 40 colaboradores, com um crescimento acelerado no faturamento de mais de 700%. Se não bastasse todos os diferenciais citados, a Simonato Cidadania ainda exerce uma função social muito importante. Como meta, ela prioriza a contratação de mulheres e da comunidade LGBTQIA+ para compor a equipe, sempre em busca de valorização e combate à discriminação que, querendo ou não, ainda permanece enraizada na sociedade como um todo. E é atuando no verdadeiro sentido da palavra confiança que a Simonato Cidadania vem tornando sonhos possíveis e aproximando milhares de brasileiros de um dos países mais importantes e queridos da Europa, a bela Itália.

Para saber mais sobre o trabalho de Lilian Ferro, da Simonato Cidadania, basta segui-la em suas redes sociais:

Instagram

YouTube

Facebook

www.simonatocidadania.com.br

Cinema

Fantaspoa recebe diretores do thriller sobrenatural “The Island Between Tides” para sessão comentada

Publicado

em

De

  • “The Island Between Tides” marca a primeira adaptação cinematográfica da pouco conhecida história de fantasmas “Mary Rose”, elogiada pelo New York Times, após um turbulento legado envolvendo Alfred Hitchcock. O aclamado diretor chegou a manifestar interesse em adaptar a peça para o cinema, revelando que considerava “Mary Rose” um dos grandes roteiros nunca realizados em sua carreira

O longa-metragem “The Island Between Tides” está prestes a fazer sua estreia na América Latina durante a 20ª edição do renomado Festival Fantaspoa. O evento, que ocorrerá entre os dias 10 e 28 de abril em Porto Alegre (RS), receberá a presença especial dos diretores do filme, Austin Andrews e Andrew Holmes, que estarão presentes para acompanhar e comentar a sessão do dia 13 (sábado), que acontecerá na Cinemateca Capitólio. 

Baseado na peça “Mary Rose” (1920) de J.M. Barrie, autor de “Peter Pan”, o filme conta com um elenco encabeçado por Paloma Kwiatkowski, David Mazouz, Donal Logue e Camille Sullivan. A história acompanha Lily, uma jovem que segue uma misteriosa melodia até uma remota ilha de maré, onde se depara com uma realidade alterada pelo tempo, desencadeando eventos sobrenaturais que desafiam sua compreensão da realidade.

A avant-premiere do filme ocorreu no início do mês na Califórnia, durante a abertura do Cinequest, recebendo elogios do Diretor de Programação do festival, Michael Rabehl, que destacou a capacidade do filme de equilibrar mistério e emoção.

“The Island Between Tides” marca a primeira adaptação cinematográfica da pouco conhecida história de fantasmas “Mary Rose”, elogiada pelo New York Times, após um turbulento legado envolvendo Alfred Hitchcock. O aclamado diretor chegou a manifestar interesse em adaptar a peça para o cinema, revelando que considerava “Mary Rose” um dos grandes roteiros nunca realizados em sua carreira.

Os diretores canadenses Austin Andrews e Andrew Holmes já haviam trabalhado juntos na direção do filme “Lord Jones Is Dead”, de 2016. Agora, Andrews e Holmes formam uma dupla dinâmica que promete trazer uma visão única e impactante para “The Island Between Tides”. Eles têm como objetivo discutir os bastidores desta produção única com o público em Porto Alegre, proporcionando uma oportunidade para os fãs do cinema fantástico conhecerem mais sobre o processo criativo por trás desta obra.

Confira as datas de exibição de “The Island Between Tides” no Festival Fantaspoa:

CINEMATECA CAPITÓLIO – 13/04 (sábado) – 18h15

SESSÃO COMENTADA COM OS DIRETORES AUSTIN ANDREWS E ANDREW HOLMES

CINEMATECA CAPITÓLIO – 16/04 (terça) – 13h

Para mais informações sobre o Festival Fantaspoa e a programação completa, visite o site oficial do evento.

Sinopse “The Island Between Tides”:

​Norte da província Colúmbia Britânica, 1982. Lily, de seis anos, desaparece. Por dois dias e noites, ninguém consegue encontrar a alegre menina que vagou por uma ilha remota de maré. Até que ela é encontrada exatamente onde foi vista pela última vez, sem memória de ter estado ausente. Ilesa, mas não inalterada. As mudanças começam gradualmente. Lily desenvolve habilidades musicais prodigiosas, percebendo o mundo através de uma melodia misteriosa que só ela pode ouvir. Mas ela não consegue se livrar da obsessão por esta ilha da qual não se lembra, e que sua família se recusa a discutir. Aos 20 anos, a melodia a leva de volta a ela, e quando ela desaparece novamente, desta vez é para sempre. Ou pelo menos todos acreditavam.

Décadas depois, Lily reaparece. Mas, de forma impossível, ela parece exatamente como no dia em que desapareceu. Para ela, nenhum tempo passou. Ainda uma jovem mulher, o resto do mundo envelheceu ao seu redor, sua família agora reduzida ao seu pai idoso, irmã de meia-idade e o filho problemático que ela deixou ainda bebê. Sua assimilação não é fácil, testando até mesmo o vínculo mais forte da família. Porque desta vez, Lily não voltou sozinha.

Sobre o Festival Fantaspoa:

O Fantaspoa é um dos festivais de cinema mais importantes e longevos da América Latina, dedicado à celebração do cinema fantástico em todas as suas formas. Com uma história de duas décadas, o festival continua a encantar cinéfilos e profissionais da indústria cinematográfica com sua seleção cuidadosamente curada de filmes de todo o mundo.

Continue lendo

Celebridades

Juros altos impulsionam aluguel de veículos por assinatura

Publicado

em

De

Dificuldade de financiamento, taxas de juros elevadas e mudança cultural levam à busca da modalidade, que permite possibilidade de compra futura

O crescimento exponencial do aluguel por assinatura evidencia a mudança cultural do brasileiro que sempre viu o bem como um investimento, mas que agora se depara com altas taxas de juros e dificuldade para obter um financiamento. Segundo estimativas da Abla (Associação Brasileira das Locadoras de Automóveis), em 2024, a modalidade de aluguel por assinatura deve atingir 200 mil, um salto de 25% em relação a 2023. Em 2020, foram registrados 80 mil contratos e, se as estimativas se concretizarem, o segmento crescerá 150% em apenas 4 anos.

Justifica este crescimento a alta taxa de juros cobrada pelas financiadoras. Apesar dos cortes recentes na Selic, hoje em 11,75% ao ano e da projeção de que termine 2024 em 9%, o brasileiro paga mais que o dobro para adquirir um carro. Em novembro de 2023, os juros cobrados estavam em 25,98% ao ano, segundo dados do Banco Central. Em parte, o valor alto está relacionado à inadimplência crescente ao longo do ano passado e que chegou a 5,3% também no mês de novembro.

Atualmente, a cada dez pedidos de financiamento, 7 são rejeitados, deixando um público de milhões de brasileiros longe do sonho de ter um carro próprio, seja para uso pessoal ou para complementar a renda ao se tornarem motoristas de Apps. “Com a alta inadimplência, os bancos aumentaram as exigências para dar o aceite na proposta de financiamento do veículo, o que leva o brasileiro a buscar modelos alternativos”, explica J.R. Caporal, CEO da Carflip, startup que oferece aluguel de carros por assinatura com possibilidade de compra futura.

Ao longo de 2023, a Carflip registrou um crescimento de 110% na procura por aluguéis por assinatura. Segundo Caporal, este movimento está relacionado ao fato de a empresa contar com um modelo mais flexível na análise de crédito, que permite até negativados conseguirem alugar o veículo. “Existe uma régua de aprovação, mas tudo depende do nível de restrição que a pessoa tem”, complementa.

Outro diferencial que atrai a demanda é o fato de que quem aluga o carro pode adquirir o bem, caso deseje. O acordo inclui a possibilidade de aquisição após seis meses de uso com desconto do programa de cashback, um montante cumulativo no tempo equivalente a 25% de todos os valores pagos pelo cliente referentes ao uso do veículo, ou seja, taxa de contrato e assinaturas. A empresa também possui uma ampla gama de modelos, pois não tem frota. “Nosso cliente entra no site, escolhe o modelo que deseja de uma das nossas parceiras e só então é que adquirimos o veículo para a realização do contrato de locação”, ressalta Caporal. Hoje, a Carflip conta com uma rede de cerca de 100 parceiros entre concessionárias e lojas multimarcas.

Finanças pesam na escolha

O conhecimento do brasileiro sobre finanças pessoais é crescente e as pessoas passaram a comparar os custos e benefícios entre o aluguel e o financiamento do automóvel. “Ao alugar, você não está preso a um veículo por um longo período e tem a possibilidade de acesso a carros mais novos com tecnologia mais recente. Além disso, muitos contratos incluem serviços de manutenção, o que pode economizar dinheiro em reparos e revisões. Já a preocupação com a desvalorização, que em cenário conservador pode chegar a 6% ao ano, não existe, pois não é o proprietário”, pontua Jonas Carvalho, sócio-fundador da consultoria de investimentos Hike Capital.

Caporal complementa que os veículos de assinatura possuem apenas o custo de mensalidade e, comparado à aquisição, não sofrem desvalorização, custos de manutenção, documentação e seguro. Somados, os custos de aquisição, descapitalização, e demais valores despendidos ao longo do período de uso do veículo e, considerando o crédito recebido pela venda, o financiamento tem um resultado pior se comparado à assinatura de um veículo.

“O consumidor deve estar preparado e prever todos os custos que vão além da aquisição. Diretamente, no caso de uma compra financiada, além do valor disponibilizado para entrada, incidem os custos de juros e IOF da operação. Para um veículo zero km, o consumidor deverá se preparar para os custos de documentação, IPVA, licenciamento e emplacamento. Para os veículos seminovos, os custos de documentação e transferência, sendo IPVA e licenciamento dependendo do período do ano. Para ambos, deverá prever custos de seguro, assistência 24h e revisões”, explica.

Continue lendo

Beleza

Pulseira Braccialleto chama a atenção do mercado de jóias por sua elegância e possibilidades de personalização

Publicado

em

De

De acordo com Mercia Dias, fundadora da Merciaa Alta Joalheria, a peça combina a riqueza da prata fina com um toque contemporâneo, personificando o estilo de quem a utiliza

No vasto universo das jóias e peças de alto valor, há um encanto especial que transcende a mera estética. Cada peça representa uma história, uma narrativa visual de momentos preciosos e significativos. 

Dentro desse reino de elegância atemporal, é possível encontrar criações que não são apenas acessórios, mas janelas para experiências pessoais. A pulseira Braccialleto, por exemplo, confeccionada pela Merciaa Alta Joalheria, empresa que atua no mercado de luxo desde 2008, é uma opção incrível para aquelas que querem uma peça de alto padrão a um valor acessível. 

De acordo com Mercia Dias, fundadora da marca, a composição da pulseira Braccialleto é feita de prata 925. “Esse material não apenas oferece durabilidade, mas também irradia um brilho incomparável. Cada elo foi meticulosamente desenhado, resultando em um design minimalista que se adapta perfeitamente a qualquer estilo, desde o casual até o mais formal”, relata.

O verdadeiro destaque da peça reside nos berloques personalizáveis, cada um contando uma história única. “Mais do que simples adornos, esses pingentes representam momentos significativos, paixões e conquistas inesquecíveis. O berloque inicial, que acompanha a pulseira, é o da Torre Eiffel, inaugurando uma jornada que pode ser completada adicionando elementos que são verdadeiras memórias”, revela.

A especialista acredita que ao envolver o pulso com a Braccialleto, inicia-se uma experiência sensorial e emocional. “Cada toque é um lembrete visual de vivências preciosas. Mais do que um acessório, é um testemunho constante do que o usuário daquela peça valoriza e das experiências que moldam sua vida”, declara.

Merciaa Alta Joalheria é uma marca que apresenta-se como sinônimo de excelência e dedicação à elegância intemporal. “Cada peça é um testemunho dessa tradição, e a Braccialleto não é exceção. Feita com maestria, a pulseira combina a riqueza da prata fina com um toque moderno, personificando o estilo de quem a utiliza, elo por elo”, finaliza.

Sobre Merciaa Alta Joalheria

A elegância e a sofisticação se unem para dar vida a essa marca dedicada a criar jóias excepcionais, que transcendem o tempo combinando materiais de alta qualidade, design requintado e artesanato impecável. Cada peça é meticulosamente trabalhada por artesãos habilidosos que dominam técnicas tradicionais de lapidação. Apenas os materiais mais nobres são utilizados, como ouro de 18 quilates, platina e pedras preciosas de qualidade excepcional, incluindo diamantes, esmeraldas, rubis e safiras.

O design é o coração da Merciaa Alta Joalheria. Cada jóia é uma obra-prima única, criada com atenção aos detalhes e inspiração vinda de influências culturais, históricas e artísticas. Nossos designers trazem à vida peças que contam histórias e refletem a personalidade e o estilo de quem as usa. Para mais informações, acesse o site ou o perfil no Instagram.

Continue lendo
Propaganda

Destaque