Cultura
Centro de Formação da Vila apresenta programa de práticas inclusivas na educação com imersão em Portugal
- A iniciativa tem como objetivo permitir a educadores conhecer especialistas de referência em educação inclusiva
- Participantes poderão aprofundar conhecimentos sobre as diretrizes da pedagogia focada em práticas inclusivas nos processos de ensino e de aprendizagem
Com o intuito de aproximar educadores e docentes de experiências bem-sucedidas com educação inclusiva, o Centro de Formação da Vila organizou o programa “Portugal: Educação e Inclusão”. A iniciativa, que acontecerá em outubro deste ano, conta com uma semana de imersão no país europeu. A visita será coordenada por Marília Costa Dias, diretora pedagógica da Escola Viva, que conhece os especialistas cicerones da viagem e já teve oportunidade de observar de perto o impacto de suas pesquisas e assessorias ao sistema de ensino português. “Em Portugal, há uma cultura de inclusão bastante consistente, com diretrizes, leis e orientações do próprio governo que ajudam as escolas a transformarem o ambiente escolar em um local acolhedor, seguro e diverso”, diz.
O programa, realizado em parceria com a Vindas Educação, uma instituição portuguesa que desde 2009 atua para a construção de um futuro mais ético e sustentável para as novas gerações, se propõe a oferecer aos participantes a oportunidade de vivenciar os bastidores de escolas e demais organizações promotoras de inclusão educacional e social em Portugal e outros países europeus, interagindo com os seus alunos, professores e dirigentes. A imersão envolve conferências, dinâmicas de grupo, partilha de experiências e debates.
Durante a viagem, a formação reflexiva, com vistas ao desenvolvimento profissional, é intensiva e acontece o tempo todo: nas salas de conferência, no hall do hotel, durante as caminhadas e nas visitas históricas e culturais. Além disso, a imersão terá anfitriões altamente especializados em Educação Inclusiva e Inovação Pedagógica, o que inclui representantes da Vindas Educação, que são pesquisadores sobre formação de professores para a inclusão e promovem experiências de profunda imersão na educação portuguesa.
Para a coordenadora Marília Costa Dias, ter contato com a história e a cultura portuguesa, por meio de visitas a equipamentos históricos e culturais (como palácios, castelos, mosteiros, museus de arte e ciência e outros), traz uma compreensão mais contextualizada e situada da Educação no País. “Trata-se de uma oportunidade única de conhecer a organização do sistema educativo português, em particular da Educação Inclusiva. A imersão incluirá visitas a escolas públicas e privadas que permitirão conhecer algumas das suas opções político-pedagógicas para o suporte à aprendizagem e à inclusão de todos e de cada aluno”, afirma.
A imersão terá duração de uma semana e incluirá encontros com o Prof. Dr. David Rodrigues – diretor científico da Vindas Educação, Conselheiro Nacional de Educação, e Consultor da UNESCO, UNICEF e da Humanité & Inclusion sobre temáticas de Direitos e Inclusão Social e Educativa, além do acompanhamento constante da Profa. Dra. Luzia Lima-Rodrigues, diretora executiva da Vindas Educação, doutora em Educação e membro do CeiED – Centro de Estudos Interdisciplinares em Educação e Desenvolvimento, onde desenvolve e orienta investigação em Educação Inclusiva. A professora é, ainda, membro da comissão pedagógica da Associação Nacional de Docentes de Educação Especial, atuando na formação contínua de professores em contexto de escola, no campo da educação inclusiva, dos métodos ativos e das pedagogias expressivas.
Serviço
“Portugal: Educação e Inclusão”
Quando: de 12 a 18 de outubro.
Para mais informações, clique aqui.
Sobre a Escola Viva
A Escola Viva foi fundada há 50 anos com a missão de oferecer uma aprendizagem que estimula o pensamento crítico, a autonomia e a colaboração para formar pessoas preparadas para o mundo imprevisível e complexo em que vivemos. A instituição, que em 2020 passou a fazer parte da Bahema Educação, uma das principais empresas de educação privada do país, tem o propósito de oferecer educação de qualidade e atua com base em cinco valores: diversidade, excelência, sustentabilidade, ousadia e experimentação.
Sobre o Centro de Formação
O Centro de Formação foi fundado em 1980, junto com a Escola da Vila, com dois objetivos principais: formação continuada da equipe pedagógica e oferta de cursos para escolas públicas e privadas. Desde a década de 80, produz, compartilha e dissemina reflexões e conhecimentos didático-pedagógicos derivados das contribuições da psicologia e pedagogia contemporâneas e das práticas desenvolvidas pelos profissionais da Escola da Vila. Nos últimos anos, com o grupo de escolas da Bahema Educação – Escola Parque, Fórum Cultural e Centro Educacional Viva (RJ), Escola da Vila, Escola Viva e Escola Mais (SP), Grupo Balão Vermelho (MG), Colégio Apoio (PE) e Escola Autonomia e Dual International School (SC), o Centro de Formação ampliou sua equipe de formadores e seu repertório de experiências e práticas.
Cultura
Escola de Teatro Cria promove educação e inclusão para crianças do Caju e zona portuária
Atividades são gratuitas e acontecem em escolas públicas
A Escola de Teatro Cria está transformando a vida de 1.000 crianças e jovens do bairro do Caju e zona portuária, utilizando o teatro como ferramenta de educação e inclusão. Por meio do Método Cria,que combina elementos do teatro com a Pedagogia Waldorf, o projeto está presente em seis polos teatrais espalhados pela região e se tornou disciplina eletiva em escolas públicas da região.
Nas oficinas, as turmas são organizadas por faixas etárias, garantindo que as técnicas teatrais e os conteúdos educacionais sejam adequados ao desenvolvimento de cada grupo. A abordagem visa estimular o conhecimento, o raciocínio lógico, o equilíbrio emocional e a iniciativa para a ação.
“A metodologia do Método Cria é projetada para atender as necessidades específicas de cada faixa etária, proporcionando um ambiente de aprendizado que é ao mesmo tempo divertido e profundamente transformador,” destaca Laura Campos Braz, idealizadora e diretora artística do projeto. “Nosso objetivo é gerar um impacto direto nas escolhas de vida das crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social, possibilitando uma mudança significativa em sua comunidade.”
O público-alvo principal do projeto são crianças e jovens com idades entre 3 e 21 anos, residentes no Caju e arredores, em situação de vulnerabilidade social e que são estudantes da rede pública de ensino. Com o trabalho realizado, o Projeto Cria foi certificado como o primeiro Ponto de Cultura do Caju, um reconhecimento de sua importância na promoção da cultura e da arte na região e conquistou o primeiro lugar na categoria Arte Educação no edital de Retomada Cultural realizado pela Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa (Secec).
“O reconhecimento como o primeiro Ponto de Cultura do Caju é uma prova do trabalho árduo e dedicação de toda a nossa equipe”, acrescentou Jaura . “Estamos comprometidos em continuar oferecendo oportunidades educacionais e culturais que façam a diferença na vida de nossos jovens”.
Para mais informações sobre a Escola de Teatro Cria e como apoiar esta iniciativa acesse https://projetocria.org.br/
Cultura
Escritora Glaucia Afonso lança livro “Ativismo Religioso”
Livro faz um chamado contracultural de combate às distorções, aos abusos e às feridas na vida da Igreja
A cantora e escritora Glaucia Afonso acaba de lançar seu terceiro livro. A obra aborda desde a sua inspiração, nascedouro, desenvolvimento, impactos e implicações na vida dos fiéis.
“O livro é uma conversa sobre a necessidade de repensarmos a cultura relacional sistêmica que fez do ativismo um instrumento facilitador para abusos em várias esferas no contexto religioso”, afirma Glaucia.
Morando nos Estados Unidos há nove anos, a autora conta que as experiências relacionais abusivas vivenciadas no ambiente ativista a adoeceram gravemente.
“O auxílio terapêutico me ajudou a abrir algumas janelas de reflexão e, na medida que fui organizando meus pensamentos, tentei encontrar materiais que pudessem me auxiliar no meu processo de cura, e percebi uma escassez imensa de livros e materiais acadêmicos nessa área. Foi então que decidi fazer pequenas anotações sobre o meu processo de superação diariamente e contribuir com pessoas que estejam sofrendo com as consequências do ativismo religioso que eu sofri. Percebi que mais do que nunca a urgência de contribuir com um material que nomeia crenças e comportamentos que precisam ser repensados na comunidade igreja.”
A escritora mineira, que tem Diane Langberg (A Redenção do Poder), Peter Scazzero (O Líder Emocionalmente Saudável) e Sara Hagerty (Invisível) como inspiração literária, conta o desafio que foi escrever o exemplar: “Lidar com os gatilhos emocionais que apareceram durante o percurso da redação, pois, remontam momentos de dor. Algumas noites foram difíceis de dormir”.
Em paralelo ao lançamento do livro, Glaucia oferece apoio e acolhimento terapêutico e diz que já pensa no próximo projeto:
“Algum material que possa auxiliar pessoas a acolher as vítimas de abuso com base nos dados que estou colhendo nos grupos de atendimento terapêutico”.
Sobre a autora
Casada com Silas, mãe de Pedro e Asaph. Conciliando a maternidade e a profissão de Cosmetologista, em 2015 titulou-se Bacharel em Direito pela PUC Minas, com foco em pesquisa em Arbitragem e Mediação. Formada em Teologia pela International Institute of Theology and Leadership. Capelã pela AMINS-USA. Conselheira Cristã, pela Boston Theological School. Terapeuta de casal e família, pelo ITFMG (em formação). Atuou como líder de mulheres por quatro anos, na Hope Church Cape Cod (IEQ Hyannis) de 2016 a 2020.
Durante o seu ministério em 2018 publicou dois livros: identidade pelas lentes do autor da Vida. Um livro direcionado ao resgate do valor da mulher, através do plano redencional e uma Antologia: Identidade Delas. Uma junção de testemunhos de várias mulheres que pela fé e pelo conhecimento do seu valor superaram: o trauma da perda de um filho, abusos, depressão, ideação suicida, abandono, timidez, milagres de cura e libertação de vícios.
Link para aquisição do Livro: https://www.livrepress.com.br/ativismo-religioso
Siga o Instagram do Livro: https://www.instagram.com/ativismo_religioso/
Acompanhe Glaucia Afonso nas redes sociais:
Instagram: https://www.instagram.com/me.glaucia/
Facebook: https://m.facebook.com/me.glaucia/
Cultura
“Terça Nacional” da Cinépolis traz 3 filmes a partir de R$ 6,00
* Sessões de “Mallandro – O Errado que deu Certo”, “Avassaladoras 2.0” e “Grande Sertão” acontecem no dia 18 de junho.
A “Terça Nacional” da Cinépolis, que acontece no dia 18 de junho, este mês traz duas comédias e um drama imperdível: “Mallandro – O Errado que deu Certo”, “Avassaladoras 2.0” e “Grande Sertão”.
A promoção acontece em todas as unidades Cinépolis, exceto JK Iguatemi, Jardim Pamplona, Rio Design e Galleria Campinas.
A ação especial oferece ingressos a partir de R$ 6,00 (meia entrada) para os melhores filmes nacionais. As salas VIP, MacroXE, Onyx 4K e Júnior também terão valores especiais a partir de R$ 15,00 (meia entrada).
Esse mês, serão exibidas as comédias “Mallandro – O Errado que deu Certo”, estrelada por Sérgio Mallandro e dirigida por Marco Antonio de Carvalho, “Avassaladoras 2.0”, com direção de Mara Mourão (“Avassaladoras”) e estrelada por Fefe Schneider, Mu Bispo e Juliana Baroni e o sucesso “Grande Sertão”, adaptação de Grande Sertão: Veredas, um dos maiores clássicos da literatura brasileira, romance de Guimarães Rosa, estrelado por Caio Blat e Luisa Arraes.
A ação ainda conta com o combo promocional, que inclui 1 pipoca média e 2 bebidas de 500 ml com valor especial.
Aproveite a oportunidade para apreciar aos filmes nacionais mais recentes por preços especiais. Os ingressos já podem ser adquiridos nas bilheterias, ATMs ou no site.
Confira os títulos programados para exibição.
Mallandro – O Errado que deu Certo
Confira o trailer aqui.
Sinopse: Mallandro perde uma competição de reality show. Incapaz de se deixar abater, Mallandro tenta conseguir novos trabalhos, sempre recorrendo aos seus bordões inimitáveis: rá!,iéié e glu-glu. Durante a gravação de um piloto de programa de TV, Mallandro anuncia o novo quadro: “Desafio do Mallandro”, no qual sobreviverá a um choque de um milhão de voltz. Mas o plano sai errado. Mallandro realmente é eletrocutado e se depara com um Anjo que veio levá-lo para o Além. Mallandro implora para voltar à vida, porque deseja prosseguir a sua carreira e cuidar dos filhos. O Anjo diz que fará isso em troca de três coisas que são muito importantes pro Mallandro. A plateia toma um susto quando Mallandro se levanta, dizendo que pegou o Brasil inteiro numa super-pegadinha. Mallandro está nos trending topics mundiais, e mais popular do que nunca. Chovem convites para comerciais, clipes e eventos. Mallandro está eufórico, até o momento em que descobre quais foram as três coisas das quais abriu mão. E agora? Como Mallandro será capaz de reerguer a sua vida?
Avassaladoras 2.0
Confira o trailer aqui.
Sinopse: A nova produção nacional é baseada no roteiro original do filme “Avassaladoras” (2002), escrito por Mara Mourão, e apresenta Bebel (Fefe Schneider), uma adolescente apaixonada pelo influenciador ativista ambiental J-Crush (Murilo Bispo). De sua casa em Hollywood, ela troca mensagens com J se passando por uma atriz em ascensão. Porém, sua mãe Laura (Juliana Baroni) decide que elas irão passar férias no Brasil, onde tem sua farsa desmascarada e vê os planos com o amor de sua vida escaparem. Agora, com a ajuda de Lu (Bibi Tatto), sua melhor amiga super sincera, e sua mãe, Bebel vai tentar reconquistá-lo. Nessa tentativa de recuperar o amor e falar a verdade, segredos vão ser revelados e mãe e filha descobrem que têm muito mais em comum do que podem imaginar.
Grande Sertão
Confira o trailer aqui.
Sinopse: Numa grande comunidade da periferia brasileira chamada “Grande Sertão”, a guerra entre policiais e bandidos revela os conflitos entre lealdade e traição, vida e morte, Deus e o diabo. Riobaldo entra para o crime por amor a Diadorim, um dos bandidos, mas nunca tem a coragem de revelar sua paixão.
Serviço Terça Nacional:
Data: terça-feira, 18 de junho.
Cinemas: em todas as unidades Cinépolis, exceto exceto JK Iguatemi, Jardim Pamplona, Rio Design e Galleria Campinas
Ingressos:
Salas tradicionais: R$ 12,00 (Inteira) e R$ 6,00 (Meia-entrada)
Salas VIP, MacroXE, Onyx 4K e Júnior: R$ 30,00 (Inteira) e R$ 15,00 (Meia-entrada).
Combo promocional:
1 pipoca media + 1 bebida de 500 ml – consultar valor no cinema.
Sobre a Cinépolis
A Cinépolis é a maior operadora de cinemas da América Latina, com um total de 878 cinemas, 6.759 salas 100% digitais, em 19 países.
Desde sua chegada ao Brasil em 2010, é a rede com maior crescimento no mercado. Atualmente, opera 56 cinemas em todo o Brasil com 414 salas, com destaque para marcas como Macro XE, IMAX, 4DX, VIP e Junior. A Cinépolis é a maior operadora de salas VIP do mundo e, no Brasil, foi a pioneira na implantação da tecnologia 4DX – que permite o movimento das poltronas e gera mais de 20 efeitos especiais sincronizados com o filme.
Em 2024, pela sétima vez, o Cinépolis JK Iguatemi foi eleito pelo Guia da Folha como o melhor cinema da cidade de São Paulo (2015, 2017, 2018, 2020, 2022, 2023 e 2024). E sua sala IMAX foi apontada quatro vezes como a melhor projeção do circuito (2020, 2022, 2023 e 2024). O Guia da Folha também escolheu o Cinépolis Jardim Pamplona como o cinema com a melhor acessibilidade de São Paulo (2023 e 2024).
A IMAX do JK Iguatemi também foi escolhida duas vezes pelo Guia Divirta-se (Estado de S.Paulo) como “Melhor Sala Premium” de São Paulo (2017 e 2019). Durante dois anos, a rede Cinépolis ficou em 1º lugar no “Prêmio Estadão Melhores Serviços”, na categoria redes de cinema (2016 e 2017).
A constante inovação e o bom desempenho são reconhecidos com diversos prêmios, dentre eles: Melhor Exibidor por quatro anos consecutivos (2011, 2012, 2013 e 2014), concedido no Prêmio ED (Exibição & Distribuição), realizado pelo Sindicato das Empresas Exibidoras do Estado de São Paulo.
Mais informações, acesse: http://www.cinepolis.com.br
Siga-nos nas redes sociais 😉
Facebook: https://www.facebook.com/cinepolisbrasil/
Twitter: https://twitter.com/cinepolisbrasil
Instagram: @cinepolisbrasil