Música
Festival Sarará anuncia Baco Exu do Blues, Nação Zumbi, Rachel Reis, Jaloo e outros artistas no line-up
- Em novo formato, o evento Sarará Circuito Cultural acontece nos dias 12 e 13 de setembro com programações gratuitas nos Parque Municipal e Teatro Francisco Nunes; e os shows dos artistas acontecem no dia 14 de setembro, no Parque das Mangabeiras
Um pilar cultural de Minas Gerais, o Festival Sarará se tornou símbolo de conexão e pluralidade ao longo dos últimos anos. Em 2024, prestes a celebrar sua décima edição, marcada para os dias 12, 13 e 14 de setembro, o evento chega repaginado como Sarará Circuito Cultural em três espaços importantes na cena mineira, o Parque das Mangabeiras, o Teatro Francisco Nunes e o Parque Municipal Américo Renné Giannetti. A amplificação visa dar mais acesso à arte por meio de experiências coletivas de ocupação de espaços públicos. E para guiar todo este movimento, o Sarará Circuito Cultural anuncia agora os primeiros nomes do line-up com Baco Exu do Blues, Nação Zumbi convida Lia de Itamaracá, Jaloo, Rachel Reis convida Afrocidade, Os Garotin, MC Luanna + Ajuliacosta. Os ingressos estão disponíveis no link.
Com uma curadoria que reflete o compromisso do evento em promover conexões de diferentes pessoas, credos, cores e vivências, o evento mescla o rap do soteropolitano Baco, pop paraense de Jaloo e o soul music d’Os Garotin com os encontros potentes entre o manguebeat do Nação Zumbi e a cirandeira Lia de Itamaracá; o pop dançante da baiana Rachel Reis com o ritmo quente do grupo Afrocidade; e o trap revolucionário de MC Luanna e Ajuliacosta. Os shows acontecerão no dia 14 de setembro, no Parque das Mangabeiras.
Além disso, o festival ainda apresentará uma programação múltipla e gratuita, nos dias 12 e 13 de setembro, no Teatro Francisco Nunes e no Parque Municipal Américo Renné Giannetti, que inclui cinema ao ar livre, artes visuais, projeção mapeada e dança nos primeiros dois dias, para esquentar o seu line-up musical.
Para além de coroar a sua décima edição, toda a repaginação do evento também é resultado de uma análise da organização do Sarará sobre festivais de música e eventos culturais – responsáveis pelo boom no calendário cultural dos últimos anos. O novo mote é unir democratização do acesso à cultura com promoção da preservação da fauna e flora da cidade, estimulando ações de conscientização do público e fortalecendo junto às marcas parceiras práticas de sustentabilidade ambiental e social, gestão de resíduos e compensação de emissões de carbono.
“Estamos desenvolvendo uma série de iniciativas integradas para estabelecer um legado duradouro, enraizado em práticas sustentáveis. Nossa abordagem segue as diretrizes do Plano de Manejo da Prefeitura de Belo Horizonte e da Fundação de Parques Municipais e Zoobotânica. Nosso compromisso visa não apenas reduzir o impacto ambiental, mas também promover mudanças comportamentais em prol da preservação ambiental e da conscientização e cuidado com esse local tão especial”, afirma Bell Magalhães, diretora executiva do Festival Sarará.
Sobre o Sarará
Sarará é uma ideia de valorização e liberdade de GENTE. Uma experiência de união de sentidos entre público, produção e arte. De conexão entre pessoas diversas que fazem o Brasil ser Brasil. Gente de todas as etnias e cores, gente colorida, gente LGBTQIA+, gente de qualquer (boa) fé, gente de Norte a Sul, da perifa, do bairro, do século passado e dos anos 2000. Gente que é gente e que ama gente.
Nossa principal via de conexão é a música e, no processo de construção de Sarará, trabalhamos buscando o respeito pelo diferente e a consagração da diversidade.
Conheça mais em www.instagram.com/festivalsarara.
Serviço:
Sarará Circuito Cultural
Datas: 12, 13 e 14 de setembro
Locais: Teatro Francisco Nunes, Parque Municipal Américo Renné Giannetti e Parque das Mangabeiras, em Belo Horizonte, Minas Gerais
12 e 13 de setembro – Parque Municipal e Teatro Francisco Nunes – Programação gratuita
O que vai rolar: cinema ao ar livre, apresentações de dança, exposição de artes visuais, arte digital e projeção mapeada.
Os ingressos da programação gratuita serão distribuídos nos próximos meses.
14 de setembro – Parque das Mangabeiras
O que vai rolar: O Sarará gostoso de sempre, com todo mundo curtindo o melhor da música brasileira. Um convite pro SENTIR com experiências imersivas no parque.
A venda dos ingressos acontece na Sympla – http://sympla.com/festivalsarara
Música
Marcos Almeida lança “Porão”, primeira faixa de seu novo álbum “Calado”
O artista vai explorar o pop-rock e reflexões profundas em próximo projeto
Após o sucesso do projeto “Canções Para Morar em Tempos Difíceis”, que trouxe quatro releituras de grandes sucessos da música brasileira, o artista mineiro Marcos Almeida inicia o lançamento do álbum “Calado” com a canção “Porão”. A proposta é trazer reflexões profundas sobre estruturas ocultas como o próprio porão de uma casa, cheio de histórias e segredos.
Nas palavras do artista, o novo projeto é “um convite a embarcar nessa aventura que é o autoconhecimento com um toque de pop-rock”. Para escrever a canção, Marcos se inspirou no livro “A Vida Secreta das Árvores”, do alemão Peter Wohlleben. Ao total, serão 12 faixas com a previsão de chegar nas plataformas de streamings e em seu canal do YouTube até o final deste ano.
– “Porão” é fruto desse trabalho de mergulho e olhar para as coisas profundas não reveladas, mas significativamente valorosas. Aquela estrutura de uma casa que nem sempre é a primeira parte que você olha, mas tem suas histórias e guarda segredos – filosofa Marcos, que contou com a parceria do arranjador e guitarrista mineiro Wanderson Lopez na produção artística de “Porão” e das demais faixas do álbum “Calado”.
Com obras carregadas de poesias, referências e reflexões essenciais, Marcos Almeida já teve suas composições “Sê Valente” e “Vem me Socorrer” na trilha sonora da novela “Vai na Fé”, da TV Globo. Antes de “Calado”, o projeto “Canções Para Morar em Tempos Difíceis” trouxe novas versões de “Paciência”, de Lenine; “Tenho Sede”, de Gilberto Gil; “O Vencedor”, do Los Hermanos; e “Juízo Final”, de Nelson Cavaquinho e Elcio Soares.
Ouça a canção “Porão”, de Marcos Almeida, em todas as plataformas digitais:
Música
Sofi Tukker lança o single “Spiral”
(Foto: Rob Woodcox)
- SOFI TUKKER COMPARTILHA O NOVO SINGLE “SPIRAL”
- ASSISTA AO VIDEOCLIPE ESTRELANDO HEIDI KLUM AQUI
- O SEU NOVO ÁLBUM, BREAD CHEGA EM 23 DE AGOSTO – ENCOMENDE AQUI
Escute, aqui.
A dupla SOFI TUKKER lança “Spiral”, a segunda faixa de seu aguardado álbum BREAD, que será lançado em 23 de agosto. Com mais de um bilhão de streams e discos de platina e ouro em cinco continentes, SOFI TUKKER criou seu trabalho mais ousado, inovador e contagiante até hoje.
“Spiral” imediatamente prende o ouvinte com sua vibe euro-dance dos anos 90, ganchos de guitarra e vocais sedutores. Liricamente, Sophie explica, “é sobre chegar a um acordo com o fim de um relacionamento, mas soa esperançoso, dançante e energético”. Tucker acrescenta: “Eu sempre amei a dance music dos anos 90 e do início dos anos 2000, o gênero Eurodance. Fizemos essa música com um som nostálgico. É um hit que nos leva de volta a 2002 e o vídeo é perfeito para a Heidi.”
O videoclipe de “Spiral” combina a nostalgia dos filmes de garotas dos anos 2000 e as lembranças das festas do pijama da infância. Ele acompanha Sophie e Heidi durante uma noite, enquanto elas deixam de lado seus relacionamentos passados, capturando a magia divertida e terapêutica de passar uma noite com sua melhor amiga. A música parece retrô e moderna, com uma estética atemporal tanto no design quanto na cinematografia. O vídeo teve sua estreia na MTV Live, MTVU e MTV Biggest Pop.
Assista ao vídeo de “Spiral” AQUI
Heidi Klum comenta: “Como grande fã de música, eu adoro a energia e o som contagiantes do SOFI TUKKER há muito tempo. Quando eles me convidaram para participar do videoclipe de ‘Spiral’, não hesitei nem por um segundo, pois sabia que nos divertiríamos muito e provavelmente dançaríamos o dia inteiro. A música é contagiante e divertida, e eu adorei passar um tempo com Sophie e Tuck, que não são apenas talentosos e cheios de ideias, mas também pessoas superinteressantes. E o mais importante é que eu adoro o fato de que esse vídeo fala sobre se apoiar em grandes amizades em tempos difíceis.”
Sophie acrescenta: “Heidi é uma das pessoas mais divertidas e contagiantes que já conheci. Ela é um elevador de vibrações e é muito boa em ser excelente no que faz, sem levar a vida muito a sério. Ela me fez brilhar mais só de estar em sua presença.”
SOFI TUKKER apresentará “Spiral” no Germany’s Next Top Model – by Heidi Klum – a final ao vivo, 13 de junho, na ProSieben e na Joyn TV.
A equipe de vídeo de “Spiral” inclui o diretor de criação, Kunna Haan, que trabalhou em toda a campanha do álbum BREAD, a diretora de vídeo Aerin Moreno e produtor Scheme Engine – também por trás de “Throw Some Ass” o primeiro single a ser lançado do BREAD. “Throw Some Ass” está causando impacto; alcançou o Top 20 do Spotify’s U.S. Viral, já acumulou mais de 6 milhões de streams e continua crescendo. Após seu lançamento, Euphoria disse que era “impossível resistir”, Queerty acrescentou que é “uma oferta eclética de uma dupla que mantém os fãs atentos” e FLOOD declarou que está “pronta para se tornar um hino para sacudir a bunda”.
O acrônimo de BREAD, “Be Really Energetic and Dance”, resume a experiência completa do álbum, convidando os ouvintes para o mundo imersivo e cheio de prazer de SOFI TUKKER. É um convite leve, porém profundo, para abandonar seus medos e devorar a vida ao máximo, um grande gole de otimismo e um remédio contra a mentalidade de escassez generalizada. Entre os convidados especiais do álbum estão Kah-Lo, MC Bola e Channel Tres. A capa do álbum BREAD foi fotografada por Rob Woodcox no Palácio das Laranjeiras, a deslumbrante residência do Governador do Rio de Janeiro, e apresenta Sophie usando um vestido de pão personalizado desenhado por Chris Habana. Reserve BREAD, incluindo vinil, CD e cassete AQUI.
SOFI TUKKER – composto por Sophie Hawley-Weld e Tucker Halpern – embarcará em sua maior turnê americana até o momento. Seu show, descrito como “explosivo” pela Rolling Stone e “eletrizante” pela Entertainment Weekly, é um espetáculo de alta energia. Para obter mais informações, visite https://www.sofitukker.com/tour. SOFI TUKKER também apoiará J Balvin na Austrália e Nova Zelândia em setembro, e Kygo em uma turnê de arena na Europa em novembro e dezembro.
Escute, aqui.
Sobre a ForMusic:
Fundada no ano de 2016 por Nando Machado e Daniel Dystyler, a ForMusic é uma agência de marketing e promoção focada em projetos de música que conecta marcas, empresas, artistas e gravadoras de todo o mundo que querem ver o seu público crescer dentro do Brasil. Desde o início, ganhou destaque por trabalhar com as principais gravadoras e selos independentes do mercado, e hoje, representa artistas de nomes como Beggars Group, Domino Records, [PIAS], Nettwerk, Big Loud, entre muitas outras.
ForMusic nas redes:
Cultura
Escritora Glaucia Afonso lança livro “Ativismo Religioso”
Livro faz um chamado contracultural de combate às distorções, aos abusos e às feridas na vida da Igreja
A cantora e escritora Glaucia Afonso acaba de lançar seu terceiro livro. A obra aborda desde a sua inspiração, nascedouro, desenvolvimento, impactos e implicações na vida dos fiéis.
“O livro é uma conversa sobre a necessidade de repensarmos a cultura relacional sistêmica que fez do ativismo um instrumento facilitador para abusos em várias esferas no contexto religioso”, afirma Glaucia.
Morando nos Estados Unidos há nove anos, a autora conta que as experiências relacionais abusivas vivenciadas no ambiente ativista a adoeceram gravemente.
“O auxílio terapêutico me ajudou a abrir algumas janelas de reflexão e, na medida que fui organizando meus pensamentos, tentei encontrar materiais que pudessem me auxiliar no meu processo de cura, e percebi uma escassez imensa de livros e materiais acadêmicos nessa área. Foi então que decidi fazer pequenas anotações sobre o meu processo de superação diariamente e contribuir com pessoas que estejam sofrendo com as consequências do ativismo religioso que eu sofri. Percebi que mais do que nunca a urgência de contribuir com um material que nomeia crenças e comportamentos que precisam ser repensados na comunidade igreja.”
A escritora mineira, que tem Diane Langberg (A Redenção do Poder), Peter Scazzero (O Líder Emocionalmente Saudável) e Sara Hagerty (Invisível) como inspiração literária, conta o desafio que foi escrever o exemplar: “Lidar com os gatilhos emocionais que apareceram durante o percurso da redação, pois, remontam momentos de dor. Algumas noites foram difíceis de dormir”.
Em paralelo ao lançamento do livro, Glaucia oferece apoio e acolhimento terapêutico e diz que já pensa no próximo projeto:
“Algum material que possa auxiliar pessoas a acolher as vítimas de abuso com base nos dados que estou colhendo nos grupos de atendimento terapêutico”.
Sobre a autora
Casada com Silas, mãe de Pedro e Asaph. Conciliando a maternidade e a profissão de Cosmetologista, em 2015 titulou-se Bacharel em Direito pela PUC Minas, com foco em pesquisa em Arbitragem e Mediação. Formada em Teologia pela International Institute of Theology and Leadership. Capelã pela AMINS-USA. Conselheira Cristã, pela Boston Theological School. Terapeuta de casal e família, pelo ITFMG (em formação). Atuou como líder de mulheres por quatro anos, na Hope Church Cape Cod (IEQ Hyannis) de 2016 a 2020.
Durante o seu ministério em 2018 publicou dois livros: identidade pelas lentes do autor da Vida. Um livro direcionado ao resgate do valor da mulher, através do plano redencional e uma Antologia: Identidade Delas. Uma junção de testemunhos de várias mulheres que pela fé e pelo conhecimento do seu valor superaram: o trauma da perda de um filho, abusos, depressão, ideação suicida, abandono, timidez, milagres de cura e libertação de vícios.
Link para aquisição do Livro: https://www.livrepress.com.br/ativismo-religioso
Siga o Instagram do Livro: https://www.instagram.com/ativismo_religioso/
Acompanhe Glaucia Afonso nas redes sociais:
Instagram: https://www.instagram.com/me.glaucia/
Facebook: https://m.facebook.com/me.glaucia/