Tecnologia
Giro Tech: Confira quem foi destaque no segmento tech em maio
Athos se consolida como um dos maiores influenciadores gamers do Brasil
O jogador de Minecraft Athos acaba de bater a marca de 8,6 milhões de inscritos em seu canal do YouTube – o Athosgamer – que tem apenas 4 anos de vida. O influenciador soma mais 671 mil inscritos em seu canal secundário, também no YouTube; 155 mil seguidores no Instagram; 174 mil no TikTok; e 8,2 mil no X . Athos foi rapidamente de iniciante a profissional ao conquistar uma multidão de seguidores com a ajuda da Curta, uma startup de estratégias para criadores de conteúdo. Para 2024, a expectativa é expandir o recém criado canal em espanhol (@athosesp), que já possui 2,5 milhões de inscritos no YouTube, além de lançar canais em outros idiomas, ampliando e diversificando o público de suas plataformas.
Startup cearense de IA prevê crescimento de 170% com solução de venda via Whatsapp
Pelo menos 197 milhões de brasileiros têm uma conta no WhatsApp (Meta-2023), sendo que quase 80% deles interagem com marcas por meio do aplicativo de mensagens. Por isso, novas empresas de tecnologia estão surgindo com a proposta de criar soluções de interação via o app. É o caso da startup de inteligência artificial Suri, fundada por dois cearenses que desenvolveram a ferramenta SuriShop. A plataforma utiliza IA integrada a um sistema de vendas e possibilita que qualquer empresa tenha uma loja com catálogo completo no aplicativo de mensagens mais usado do Brasil. Com o recurso, a Suri projeta aumentar em 170% seu faturamento para este ano em relação a 2023, um exemplo de como o uso da IA via Whatsapp impulsionará o mercado do e-commerce para ultrapassar US$8Tri em vendas até 2027.
Atualização Super APP do Sicoob
O Super APP do Sicoob ganhou uma nova atualização e agora o cooperado tem acesso a melhorias como o agendamento automático de boletos, cashback e ampliação das camadas de segurança. Desde o final de 2023, a instituição financeira cooperativa vem buscando alternativas para transformar a experiência do usuário por meio da internet e de recursos digitais. Hoje, o aplicativo possui mais de 300 produtos e serviços que respondem por 85% das transações realizadas pelos cooperados e registra mais de sete milhões de acessos diários.
Tecnologia de ponta para transformar a educação
Para conectar startups de educação e oferecer soluções capazes de transformar o sistema educacional brasileiro, o Ecossistema SQUARE, fundado por uma equipe de especialistas com mais de 30 anos de atuação no setor, já destinou mais de 70 milhões em aportes. Os investimentos foram direcionados a startups que compõem seu portfólio de empresas voltadas para o desenvolvimento da educação no Brasil. Hoje, estão inseridas na rede da SQUARE 11 startups que, juntas, impactam mais de 15 mil escolas, 350 mil professores e 10 milhões de alunos na educação pública e privada, entre elas as brasileiras Layers, Proesc, Motrix, Qstione, Flexge, Baya e Mobile Brain, a mexicana Lírica e a francesa Nolej.
Full Cycle compra faculdade e projeta faturamento de R$ 38 milhões em 2024
A Full Cycle, acaba de oficializar a aquisição da Faculdade Nossa Senhora de Lourdes, de Porto Seguro (BA). Com o acordo, a startup renomeou a instituição para Faculdade Full Cycle de Tecnologia (FCTECH), que passará a atuar apenas de maneira remota. O objetivo da empresa a partir do M&A é expandir significativamente as opções de qualificação disponíveis para os devs no Brasil, eliminando barreiras na educação técnica superior. Com o movimento, a edtech planeja atingir faturamento de R$ 38 milhões em 2024.
Novo CTO
A weme, estúdio de produtos digitais que acelera a transformação de grandes organizações, anuncia a chegada de Daniel Braz como Chief Technology Officer da empresa. O executivo será o responsável por gerir as equipes de produto, cujo foco são as entregas em design, delivery e growth. Além disso, o novo CTO também deve colaborar com a liderança executiva, a fim de consolidar a weme como um estúdio de produto AI-first, que coloca as novas tecnologias no centro do negócio e das entregas.
Blaze Information Security anuncia novo sócio no Brasil
A Blaze Information Security, empresa especializada em segurança ofensiva com foco em pentest (teste de intrusão) e desenvolvimento seguro contra ataques cibernéticos, anuncia Willian Caprino como novo sócio no Brasil. Atualmente, o executivo ocupa o cargo de Gerente de Desenvolvimento de Negócios & Vendas para o Brasil e LATAM na empresa. Como sócio, Caprino segue o plano de expansão do portfólio de serviços da empresa, que inclui security assurance, security engineering e adversary simulation.
Instituto PROA e Amazon Brasil formalizam parceria
Em parceria com a Amazon Brasil, o Instituto PROA deu início às aulas da primeira turma do curso de capacitação para jovens em situação de vulnerabilidade social, que buscam entrar no mercado de trabalho. Com apoio financeiro da empresa, a parceria beneficiará aproximadamente 280 jovens das cidades de Cajamar (São Paulo) e São João de Meriti (Rio de Janeiro). Os participantes do programa têm entre 17 e 22 anos de idade e estão estudando ou completaram o terceiro ano do Ensino Médio em escolas públicas. Após a conclusão do curso, os alunos serão indicados para oportunidades de trabalho.
Runtalent abre vagas remotas e presenciais para TI
A Runtalent, consultoria especializada na alocação de profissionais, está com mais de 120 oportunidades abertas para o segmento de TI. Das vagas disponíveis, 75% são remotas, 20% híbridas e 5% oportunidades presenciais. Os postos contemplam funções diversas, com destaque para Especialistas em Cloud, Desenvolvedores Microsoft e Java, Funcionais SAP e Agilistas. Os interessados podem acessar mais detalhes pelos links https://runtalent.it/carreira/ ou www.linkedin.com/company/runtalent.
Evento em SP ensina vendedores a potencializar vendas com IA
A Nubimetrics, plataforma que empodera sellers e grandes marcas por meio de dados inteligentes, realizará a 2a edição do Nubimetrics Seller Day, no dia 04 de junho, em São Paulo (SP). Assim como no primeiro evento, o objetivo é preparar os vendedores online para os desafios de 2024, ensinando como potencializar as vendas e o crescimento no e-commerce com o uso da Inteligência Artificial.
Música
Marcos Almeida lança “Porão”, primeira faixa de seu novo álbum “Calado”
O artista vai explorar o pop-rock e reflexões profundas em próximo projeto
Após o sucesso do projeto “Canções Para Morar em Tempos Difíceis”, que trouxe quatro releituras de grandes sucessos da música brasileira, o artista mineiro Marcos Almeida inicia o lançamento do álbum “Calado” com a canção “Porão”. A proposta é trazer reflexões profundas sobre estruturas ocultas como o próprio porão de uma casa, cheio de histórias e segredos.
Nas palavras do artista, o novo projeto é “um convite a embarcar nessa aventura que é o autoconhecimento com um toque de pop-rock”. Para escrever a canção, Marcos se inspirou no livro “A Vida Secreta das Árvores”, do alemão Peter Wohlleben. Ao total, serão 12 faixas com a previsão de chegar nas plataformas de streamings e em seu canal do YouTube até o final deste ano.
– “Porão” é fruto desse trabalho de mergulho e olhar para as coisas profundas não reveladas, mas significativamente valorosas. Aquela estrutura de uma casa que nem sempre é a primeira parte que você olha, mas tem suas histórias e guarda segredos – filosofa Marcos, que contou com a parceria do arranjador e guitarrista mineiro Wanderson Lopez na produção artística de “Porão” e das demais faixas do álbum “Calado”.
Com obras carregadas de poesias, referências e reflexões essenciais, Marcos Almeida já teve suas composições “Sê Valente” e “Vem me Socorrer” na trilha sonora da novela “Vai na Fé”, da TV Globo. Antes de “Calado”, o projeto “Canções Para Morar em Tempos Difíceis” trouxe novas versões de “Paciência”, de Lenine; “Tenho Sede”, de Gilberto Gil; “O Vencedor”, do Los Hermanos; e “Juízo Final”, de Nelson Cavaquinho e Elcio Soares.
Ouça a canção “Porão”, de Marcos Almeida, em todas as plataformas digitais:
Cultura
Escritora Glaucia Afonso lança livro “Ativismo Religioso”
Livro faz um chamado contracultural de combate às distorções, aos abusos e às feridas na vida da Igreja
A cantora e escritora Glaucia Afonso acaba de lançar seu terceiro livro. A obra aborda desde a sua inspiração, nascedouro, desenvolvimento, impactos e implicações na vida dos fiéis.
“O livro é uma conversa sobre a necessidade de repensarmos a cultura relacional sistêmica que fez do ativismo um instrumento facilitador para abusos em várias esferas no contexto religioso”, afirma Glaucia.
Morando nos Estados Unidos há nove anos, a autora conta que as experiências relacionais abusivas vivenciadas no ambiente ativista a adoeceram gravemente.
“O auxílio terapêutico me ajudou a abrir algumas janelas de reflexão e, na medida que fui organizando meus pensamentos, tentei encontrar materiais que pudessem me auxiliar no meu processo de cura, e percebi uma escassez imensa de livros e materiais acadêmicos nessa área. Foi então que decidi fazer pequenas anotações sobre o meu processo de superação diariamente e contribuir com pessoas que estejam sofrendo com as consequências do ativismo religioso que eu sofri. Percebi que mais do que nunca a urgência de contribuir com um material que nomeia crenças e comportamentos que precisam ser repensados na comunidade igreja.”
A escritora mineira, que tem Diane Langberg (A Redenção do Poder), Peter Scazzero (O Líder Emocionalmente Saudável) e Sara Hagerty (Invisível) como inspiração literária, conta o desafio que foi escrever o exemplar: “Lidar com os gatilhos emocionais que apareceram durante o percurso da redação, pois, remontam momentos de dor. Algumas noites foram difíceis de dormir”.
Em paralelo ao lançamento do livro, Glaucia oferece apoio e acolhimento terapêutico e diz que já pensa no próximo projeto:
“Algum material que possa auxiliar pessoas a acolher as vítimas de abuso com base nos dados que estou colhendo nos grupos de atendimento terapêutico”.
Sobre a autora
Casada com Silas, mãe de Pedro e Asaph. Conciliando a maternidade e a profissão de Cosmetologista, em 2015 titulou-se Bacharel em Direito pela PUC Minas, com foco em pesquisa em Arbitragem e Mediação. Formada em Teologia pela International Institute of Theology and Leadership. Capelã pela AMINS-USA. Conselheira Cristã, pela Boston Theological School. Terapeuta de casal e família, pelo ITFMG (em formação). Atuou como líder de mulheres por quatro anos, na Hope Church Cape Cod (IEQ Hyannis) de 2016 a 2020.
Durante o seu ministério em 2018 publicou dois livros: identidade pelas lentes do autor da Vida. Um livro direcionado ao resgate do valor da mulher, através do plano redencional e uma Antologia: Identidade Delas. Uma junção de testemunhos de várias mulheres que pela fé e pelo conhecimento do seu valor superaram: o trauma da perda de um filho, abusos, depressão, ideação suicida, abandono, timidez, milagres de cura e libertação de vícios.
Link para aquisição do Livro: https://www.livrepress.com.br/ativismo-religioso
Siga o Instagram do Livro: https://www.instagram.com/ativismo_religioso/
Acompanhe Glaucia Afonso nas redes sociais:
Instagram: https://www.instagram.com/me.glaucia/
Facebook: https://m.facebook.com/me.glaucia/
Música
TENDER lança “go steady”
- TENDER CHAMA A ATENÇÃO PARA A MASCULINIDADE TÓXICA NO NOVO E SOMBRIO SINGLE “GO STEADY”
- A DUPLA INDIE CONTINUA A AUMENTAR A EXPECTATIVA POR SEU TERCEIRO LP, FLUX, COM DATAS DE TURNÊ NOS EUA, CANADÁ E REINO UNIDO ANUNCIADAS E JÁ À VENDA – ENCOMENDE O ÁLBUM AQUI
Escute a faixa, aqui.
“A dupla misteriosa Tender se especializou em casar elementos polarizadores que poderiam ser tanto a trilha sonora de festas quanto da perda de um amor.” – DIY
O emergente duo indie britânico TENDER continua a gerar expectativa em torno do seu terceiro álbum Flux com o hipnotizante novo single “go steady”, lançado agora pela Nettwerk.
Em apoio ao lançamento do seu terceiro LP em 6 de setembro, TENDER também anunciou sua turnê pelos EUA neste outono, culminando em uma viagem ao Reino Unido para um show principal em Londres, no Lafayette, em 9 de dezembro. Confira a lista completa de datas abaixo.
O quarto single de Flux, o próximo LP que será lançado ainda este ano, “go steady” é mais uma produção exuberante do duo, rica em floreios melódicos. Centrada em um groove trip-hop encorpado, a faixa é elevada por elegantes melodias de cordas e cantos vocais atmosféricos enquanto o vocalista James Cullen entoa verdades sombrias sobre a psique masculina.
Falando sobre os temas do single, o duo explicou que “go steady” trata de “masculinidade tóxica e de chamar as pessoas para prestar contas de suas besteiras”.
A faixa é a sequência dos singles anteriores “sprinkles”, “come clean” e “daydreamers”, que anunciaram o aclamado retorno de 2024 após dois anos e receberam apoio do Chillest Show da BBC Radio 1 com Sian Eleri, do programa Introducing da BBC Radio London com Jess Izzat e outros apoios como ‘Track of the Week’ no 6 Music com Craig Charles e Huey Morgan
Desde a criação da banda, TENDER tem se especializado em caminhar naquela linha artística entre o pessoal e o universal. O aclamado álbum de estreia do duo britânico, Modern Addiction, retratou as consequências de um término tumultuado, ganhando elogios de veículos no Reino Unido e nos EUA por sua sinceridade desnudante, com a Stereogum chamando-o de “vibrante e encantador”, enquanto o Metro o classificou como “deslumbrante”.
O single principal do álbum de estreia da banda, “Nadir”, foi um destaque precoce na carreira e fez parte da trilha sonora do sucesso da Netflix “Para Todos os Garotos que Já Amei”. O LP seguiu uma série de singles e EPs igualmente celebrados que viram o duo passar de um projeto despretensioso de quarto a uma sensação online de sucesso aparentemente da noite para o dia. No total, a banda já acumulou mais de 500 milhões de streams nas plataformas DSP, além de quase 300 mil inscritos no YouTube.
Com a linda “go steady”, TENDER expande para um novo capítulo em sua jornada musical, que será marcado pelo lançamento do seu próximo terceiro álbum, ainda este ano.
Datas da Turnê
- 28 Out – Seattle, WA – Madame Lou’s
- 30 Out – Portland, OR – Polaris Hall
- 1 Nov – San Francisco, CA – Swedish American Hall
- 2 Nov – Santa Ana, CA – New Parish
- 3 Nov – Los Angeles, CA – The Echo
- 5 Nov – Denver, CO – Bluebird
- 7 Nov – Kansas City, MO – Record Bar
- 9 Nov – St. Paul, MN – Turf Club
- 11 Nov – Chicago, IL – Subterranean
- 12 Nov – Detroit, MI – Magic Stick
- 13 Nov – Toronto, Ont – Velvet Underground
- 15 Nov – Washington, DC – DC9
- 16 Nov – Philadelphia, PA – Kung Fu Neck Tie
- 19 Nov – New Your City, NY – Racket
- 9 Dez – London, UK – Lafayette
Escute a faixa, aqui.
Sobre a ForMusic:
Fundada no ano de 2016 por Nando Machado e Daniel Dystyler, a ForMusic é uma agência de marketing e promoção focada em projetos de música que conecta marcas, empresas, artistas e gravadoras de todo o mundo que querem ver o seu público crescer dentro do Brasil. Desde o início, ganhou destaque por trabalhar com as principais gravadoras e selos independentes do mercado, e hoje, representa artistas de nomes como Beggars Group, Domino Records, [PIAS], Nettwerk, Big Loud, entre muitas outras.
ForMusic nas redes: