Música
Músicas Gospel que fizeram sucesso em 2023
O ano de 2023 foi um excelente ano para a música gospel no Brasil. Grandes hits foram reconhecidos não apenas pelos cristãos, mas também por meios tidos como “seculares”, como no caso do Prêmio Multishow de Música Brasileira que incluiu pela primeira vez a categoria de música religiosa em sua última edição. E para relembrar alguns títulos, listamos 10 músicas gospel que alcançaram grande destaque nas plataformas digitais.
Todavia Me Alegrarei — Samuel Messias
Vamos iniciar nossa lista com esse hit que rompeu a bolha gospel e caiu na boca de todo mundo. Apesar de ter sido lançado em 2029 pelo talentoso Samuel Messias, esse hino ganhou um patamar ainda mais elevado em 2023 na voz de Sarah Beatriz.
Quem não lembra da letra: “O choro dura uma noite, mas a alegria, ela vem pela manhã. Eu creio…” Impossível não ler cantando, não é mesmo?
Ruja o Leão / Que Se Abram os Céus — Isaias Saad e Nívea Soares
E falando de hit, um dueto que não pode faltar nesta lista é o de Isaias Saad e Nívea Soares. Essa parceria alcançou as igrejas do Brasil e ficou entre as mais ouvidas das plataformas digitais.
Ruja o Leão / Que Se Abram os Céus é uma canção que une dois louvores bem conhecidos. O primeiro é uma música original de Talita Catanzaro, e o segundo é uma versão em português de Kari Jobe.
Lugares Altos – Bispo Rodovalho
Em todos os momentos, nas batalhas e conflitos da vida, a música ‘Lugares Altos’ do Bispo Rodovalho emerge como uma poderosa expressão de fé e confiança. Com uma mensagem inspiradora que ressoa em corações em todos os lugares, esta canção rapidamente se destacou como uma das mais distribuídas e tocadas de 2023, enriquecendo a lista das músicas gospel mais populares do ano.
Com letras que proclamam a confiança inabalável no poder divino, ‘Lugares Altos’ transmite uma mensagem de esperança e fé, incentivando os ouvintes a acreditar que nada é impossível quando se crê.
Esta canção não apenas toca os corações daqueles que buscam consolo e fortalecimento espiritual, mas também se destaca como um testemunho da capacidade única da música gospel de transcender fronteiras e unir pessoas de diversas origens. ‘Lugares Altos’ é mais do que uma simples composição; é um hino de fé que ecoou pelos corações e mentes, tornando-se uma trilha sonora significativa para muitos que enfrentaram desafios e buscaram esperança em 2023.
Bondade de Deus — Isaías Saad
Olha ele aparecendo aqui de novo. Mas, o destaque mesmo vai para “Bondade de Deus” que ganhou inúmeras versões aqui no Brasil. Originalmente gravada pela Bethel Music, “Goodness of God” ganhou maior expressão na voz de CeCe Winans. Aqui no Brasil, o hit varreu as igrejas com uma letra sincera e de agradecimento ao Criador por sua bondade.
“És fiél em todo tempo. Em todo tempo Tu és tão… tão bom”. Você também leu ouvindo a melodia, não foi? Pois é, essa canção bombou também no YouTube.
Deserto — Maria Marçal
Essa aqui tocou tanto nas rádios cristãs como também nas rádios populares. “Deserto” ganhou uma imensa notoriedade na voz singular de Maria Marçal, que apesar de ser bem nova, já carrega hits memoráveis. Vale ressaltar que essa música foi lançada originalmente em 2013 pela cantora Arianne.
“Te adorar é o que sustenta-me de pé
Não vou perder a guerra
Te louvar em meio às tentações
É mais que estratégia”
Estamos de Pé — Marcus Salles
O pastor Marcus Salles fez esse hino ecoar por todo o Brasil com uma letra de “protesto”, afirmando que a Igreja de Cristo não vai parar. Apesar de ter sido lançada em 2021, “Estamos de Pé” ganhou muita atenção do público no ano passado. No YouTube, a canção ultrapassou a marca de 22 milhões de plays.
Bênçãos Que Não Têm Fim (Counting My Blessings) — Isadora Pompeo
“Deus, eu tenho tantas bênçãos…” Com certeza você se deparou com esse refrão no TikTok ou no Instagram. Sim, a versão em português de “Counting My Blessings” viralizou. Foi o grande hit de Isadora Pompeo do ano passado. “Bênçãos Que Não Têm Fim” chegou quase na reta final de 2023 e foi tema de agradecimento de muitas pessoas.
Com pouco mais de um mês de lançamento, a canção ultrapassou a marca de 42 milhões de plays no YouTube e ainda continua sendo um dos vídeos musicais mais assistidos na plataforma.
Deixa — Maria Marçal
Sim, ela está novamente nesta lista. “Deixa” de Maria Marçal também ganhou o grande público com sua letra transmitindo paz e combatendo a ansiedade de muitos. “Tá ansioso por quê? Você não faz ideia do que Estou fazendo. Nem tente entender. Mas essa prova está te amadurecendo”, diz a composição de Samuel Sabinno e Fábio Paixão.
Me Atraiu — Gabriela Rocha
Ela ainda figura entre os 50 principais vídeos de música no YouTube. Pode confessar, o ministério de louvor da sua igreja também cantou essa, não foi? “Me Atraiu” é uma composição de Abdiel Arsênio que varreu o Brasil com uma letra tão forte e poderosa. A voz potente de Gabriela Rocha deu o tom que a canção precisava.
“Eu poderia estar, em qualquer outro lugar
Mas Tua Glória me atraiu
Tua Presença me atraiu”
Jeová Jireh — Aline Barros
Não poderiamos terminar essa lista sem mencionar esta canção, que apesar de ter sido lançada em dezembro de 2022, passou o ano de 2023 sendo cantada pelas igrejas do Brasil, sendo destaque também nas plataformas digitais. Com mais de 89 milhões de plays no YouTube, Jeová Jireh.
“Temer por quê? Se eu estou guardado por quem nunca perdeu batalhas.
Seu nome é Jeová Jireh. Irás prover de novo. Eu creio em Ti”
Música
Marcos Almeida lança “Porão”, primeira faixa de seu novo álbum “Calado”
O artista vai explorar o pop-rock e reflexões profundas em próximo projeto
Após o sucesso do projeto “Canções Para Morar em Tempos Difíceis”, que trouxe quatro releituras de grandes sucessos da música brasileira, o artista mineiro Marcos Almeida inicia o lançamento do álbum “Calado” com a canção “Porão”. A proposta é trazer reflexões profundas sobre estruturas ocultas como o próprio porão de uma casa, cheio de histórias e segredos.
Nas palavras do artista, o novo projeto é “um convite a embarcar nessa aventura que é o autoconhecimento com um toque de pop-rock”. Para escrever a canção, Marcos se inspirou no livro “A Vida Secreta das Árvores”, do alemão Peter Wohlleben. Ao total, serão 12 faixas com a previsão de chegar nas plataformas de streamings e em seu canal do YouTube até o final deste ano.
– “Porão” é fruto desse trabalho de mergulho e olhar para as coisas profundas não reveladas, mas significativamente valorosas. Aquela estrutura de uma casa que nem sempre é a primeira parte que você olha, mas tem suas histórias e guarda segredos – filosofa Marcos, que contou com a parceria do arranjador e guitarrista mineiro Wanderson Lopez na produção artística de “Porão” e das demais faixas do álbum “Calado”.
Com obras carregadas de poesias, referências e reflexões essenciais, Marcos Almeida já teve suas composições “Sê Valente” e “Vem me Socorrer” na trilha sonora da novela “Vai na Fé”, da TV Globo. Antes de “Calado”, o projeto “Canções Para Morar em Tempos Difíceis” trouxe novas versões de “Paciência”, de Lenine; “Tenho Sede”, de Gilberto Gil; “O Vencedor”, do Los Hermanos; e “Juízo Final”, de Nelson Cavaquinho e Elcio Soares.
Ouça a canção “Porão”, de Marcos Almeida, em todas as plataformas digitais:
Música
Sofi Tukker lança o single “Spiral”
(Foto: Rob Woodcox)
- SOFI TUKKER COMPARTILHA O NOVO SINGLE “SPIRAL”
- ASSISTA AO VIDEOCLIPE ESTRELANDO HEIDI KLUM AQUI
- O SEU NOVO ÁLBUM, BREAD CHEGA EM 23 DE AGOSTO – ENCOMENDE AQUI
Escute, aqui.
A dupla SOFI TUKKER lança “Spiral”, a segunda faixa de seu aguardado álbum BREAD, que será lançado em 23 de agosto. Com mais de um bilhão de streams e discos de platina e ouro em cinco continentes, SOFI TUKKER criou seu trabalho mais ousado, inovador e contagiante até hoje.
“Spiral” imediatamente prende o ouvinte com sua vibe euro-dance dos anos 90, ganchos de guitarra e vocais sedutores. Liricamente, Sophie explica, “é sobre chegar a um acordo com o fim de um relacionamento, mas soa esperançoso, dançante e energético”. Tucker acrescenta: “Eu sempre amei a dance music dos anos 90 e do início dos anos 2000, o gênero Eurodance. Fizemos essa música com um som nostálgico. É um hit que nos leva de volta a 2002 e o vídeo é perfeito para a Heidi.”
O videoclipe de “Spiral” combina a nostalgia dos filmes de garotas dos anos 2000 e as lembranças das festas do pijama da infância. Ele acompanha Sophie e Heidi durante uma noite, enquanto elas deixam de lado seus relacionamentos passados, capturando a magia divertida e terapêutica de passar uma noite com sua melhor amiga. A música parece retrô e moderna, com uma estética atemporal tanto no design quanto na cinematografia. O vídeo teve sua estreia na MTV Live, MTVU e MTV Biggest Pop.
Assista ao vídeo de “Spiral” AQUI
Heidi Klum comenta: “Como grande fã de música, eu adoro a energia e o som contagiantes do SOFI TUKKER há muito tempo. Quando eles me convidaram para participar do videoclipe de ‘Spiral’, não hesitei nem por um segundo, pois sabia que nos divertiríamos muito e provavelmente dançaríamos o dia inteiro. A música é contagiante e divertida, e eu adorei passar um tempo com Sophie e Tuck, que não são apenas talentosos e cheios de ideias, mas também pessoas superinteressantes. E o mais importante é que eu adoro o fato de que esse vídeo fala sobre se apoiar em grandes amizades em tempos difíceis.”
Sophie acrescenta: “Heidi é uma das pessoas mais divertidas e contagiantes que já conheci. Ela é um elevador de vibrações e é muito boa em ser excelente no que faz, sem levar a vida muito a sério. Ela me fez brilhar mais só de estar em sua presença.”
SOFI TUKKER apresentará “Spiral” no Germany’s Next Top Model – by Heidi Klum – a final ao vivo, 13 de junho, na ProSieben e na Joyn TV.
A equipe de vídeo de “Spiral” inclui o diretor de criação, Kunna Haan, que trabalhou em toda a campanha do álbum BREAD, a diretora de vídeo Aerin Moreno e produtor Scheme Engine – também por trás de “Throw Some Ass” o primeiro single a ser lançado do BREAD. “Throw Some Ass” está causando impacto; alcançou o Top 20 do Spotify’s U.S. Viral, já acumulou mais de 6 milhões de streams e continua crescendo. Após seu lançamento, Euphoria disse que era “impossível resistir”, Queerty acrescentou que é “uma oferta eclética de uma dupla que mantém os fãs atentos” e FLOOD declarou que está “pronta para se tornar um hino para sacudir a bunda”.
O acrônimo de BREAD, “Be Really Energetic and Dance”, resume a experiência completa do álbum, convidando os ouvintes para o mundo imersivo e cheio de prazer de SOFI TUKKER. É um convite leve, porém profundo, para abandonar seus medos e devorar a vida ao máximo, um grande gole de otimismo e um remédio contra a mentalidade de escassez generalizada. Entre os convidados especiais do álbum estão Kah-Lo, MC Bola e Channel Tres. A capa do álbum BREAD foi fotografada por Rob Woodcox no Palácio das Laranjeiras, a deslumbrante residência do Governador do Rio de Janeiro, e apresenta Sophie usando um vestido de pão personalizado desenhado por Chris Habana. Reserve BREAD, incluindo vinil, CD e cassete AQUI.
SOFI TUKKER – composto por Sophie Hawley-Weld e Tucker Halpern – embarcará em sua maior turnê americana até o momento. Seu show, descrito como “explosivo” pela Rolling Stone e “eletrizante” pela Entertainment Weekly, é um espetáculo de alta energia. Para obter mais informações, visite https://www.sofitukker.com/tour. SOFI TUKKER também apoiará J Balvin na Austrália e Nova Zelândia em setembro, e Kygo em uma turnê de arena na Europa em novembro e dezembro.
Escute, aqui.
Sobre a ForMusic:
Fundada no ano de 2016 por Nando Machado e Daniel Dystyler, a ForMusic é uma agência de marketing e promoção focada em projetos de música que conecta marcas, empresas, artistas e gravadoras de todo o mundo que querem ver o seu público crescer dentro do Brasil. Desde o início, ganhou destaque por trabalhar com as principais gravadoras e selos independentes do mercado, e hoje, representa artistas de nomes como Beggars Group, Domino Records, [PIAS], Nettwerk, Big Loud, entre muitas outras.
ForMusic nas redes:
Cultura
Escritora Glaucia Afonso lança livro “Ativismo Religioso”
Livro faz um chamado contracultural de combate às distorções, aos abusos e às feridas na vida da Igreja
A cantora e escritora Glaucia Afonso acaba de lançar seu terceiro livro. A obra aborda desde a sua inspiração, nascedouro, desenvolvimento, impactos e implicações na vida dos fiéis.
“O livro é uma conversa sobre a necessidade de repensarmos a cultura relacional sistêmica que fez do ativismo um instrumento facilitador para abusos em várias esferas no contexto religioso”, afirma Glaucia.
Morando nos Estados Unidos há nove anos, a autora conta que as experiências relacionais abusivas vivenciadas no ambiente ativista a adoeceram gravemente.
“O auxílio terapêutico me ajudou a abrir algumas janelas de reflexão e, na medida que fui organizando meus pensamentos, tentei encontrar materiais que pudessem me auxiliar no meu processo de cura, e percebi uma escassez imensa de livros e materiais acadêmicos nessa área. Foi então que decidi fazer pequenas anotações sobre o meu processo de superação diariamente e contribuir com pessoas que estejam sofrendo com as consequências do ativismo religioso que eu sofri. Percebi que mais do que nunca a urgência de contribuir com um material que nomeia crenças e comportamentos que precisam ser repensados na comunidade igreja.”
A escritora mineira, que tem Diane Langberg (A Redenção do Poder), Peter Scazzero (O Líder Emocionalmente Saudável) e Sara Hagerty (Invisível) como inspiração literária, conta o desafio que foi escrever o exemplar: “Lidar com os gatilhos emocionais que apareceram durante o percurso da redação, pois, remontam momentos de dor. Algumas noites foram difíceis de dormir”.
Em paralelo ao lançamento do livro, Glaucia oferece apoio e acolhimento terapêutico e diz que já pensa no próximo projeto:
“Algum material que possa auxiliar pessoas a acolher as vítimas de abuso com base nos dados que estou colhendo nos grupos de atendimento terapêutico”.
Sobre a autora
Casada com Silas, mãe de Pedro e Asaph. Conciliando a maternidade e a profissão de Cosmetologista, em 2015 titulou-se Bacharel em Direito pela PUC Minas, com foco em pesquisa em Arbitragem e Mediação. Formada em Teologia pela International Institute of Theology and Leadership. Capelã pela AMINS-USA. Conselheira Cristã, pela Boston Theological School. Terapeuta de casal e família, pelo ITFMG (em formação). Atuou como líder de mulheres por quatro anos, na Hope Church Cape Cod (IEQ Hyannis) de 2016 a 2020.
Durante o seu ministério em 2018 publicou dois livros: identidade pelas lentes do autor da Vida. Um livro direcionado ao resgate do valor da mulher, através do plano redencional e uma Antologia: Identidade Delas. Uma junção de testemunhos de várias mulheres que pela fé e pelo conhecimento do seu valor superaram: o trauma da perda de um filho, abusos, depressão, ideação suicida, abandono, timidez, milagres de cura e libertação de vícios.
Link para aquisição do Livro: https://www.livrepress.com.br/ativismo-religioso
Siga o Instagram do Livro: https://www.instagram.com/ativismo_religioso/
Acompanhe Glaucia Afonso nas redes sociais:
Instagram: https://www.instagram.com/me.glaucia/
Facebook: https://m.facebook.com/me.glaucia/