Conecte-se Conosco

Cultura

FEED DOG BRASIL: FESTIVAL INTERNACIONAL DE DOCUMENTÁRIOS DE MODA CHEGA À SUA SEXTA EDIÇÃO NO PAÍS E CELEBRA A VOLTA AO PRESENCIAL NO CINEMA EM SÃO PAULO

Publicado

em

Filme: "Salvatore: Shoemaker of Dreams". Foto: Divulgação.

**O festival convida o público a ver e pensar o cinema e a moda, de 13 a 19 de outubro, no Espaço Itaú de Cinema Augusta, com entrada gratuita.

** Inédito no Brasil “Salvatore: Shoemaker of Dreams”, do aclamado diretor Luca Guadagnino, do premiado “Me Chame Pelo Seu Nome”, sobre o icônico designer de sapatos italianos Salvatore Ferragamo, abre o festival no dia 13/10.

** A estilista Mary Quant (em filme dirigido por Sadie Frost), o diretor artístico da Balenciaga nos anos 80, Lorenzo Riva, a digital influencer Leoobaly, o emergente fashion designer Kyle Westphal, são alguns personagens em destaque.

** O clássico “Mode in France” retrata de forma única William Klein, um dos fotógrafos mais influentes do mundo fashion e da história, com imagens da efervescente cena da moda francesa no anos 1980 que conta ainda com a trilha sonora de Serge Gainsbourg.

** Da história do Jeans e da icônica Joalheria Tous ao impactante incêndio numa fábrica de roupas em Bangladesh e os estereótipos da mulher negra na moda, também estão em destaques na programação.

** Primeira Mostra Estudantil Fashion Film realizada por estudantes.

**Masterclass com o estilista e ativista Isaac Silva, e um bate-papo com o estilista e figurinista João Pimenta, um dos nomes mais importantes das últimas gerações da moda brasileira.

** Atividades paralelas com debates sobre importantes temas como inclusão, diversidade, jeans, e muito mais.

** Toda a programação tem acesso livre e gratuito.

 

O FEED DOG – Festival Internacional de Documentários de Moda chega à sua sexta edição celebrando a volta ao cinema, no formato presencial em São Paulo, e acontece, de 13 a 19 de outubro, no Espaço Itaú de Cinema Augusta – Anexo, com todas as sessões gratuitas.

Unindo moda e cinema, o festival apresenta 15 filmes – a maioria inédita no circuito comercial – com importantes nomes da moda e também questões próprias de seu setor. Sendo assim, o festival propõe um olhar 360º em uma indústria que pretende faturar globalmente 1 Trilhão de dólares até 2025, mas é a segunda que mais castiga o meio ambiente.

A programação acontece também em instituições de ensino parceiras – Senac Lapa Faustolo, IED São Paulo, Faap, Faculdade Belas Artes e no Centro Universitário Senac Santo Amaro – com a realização de sessões especiais, mesas de debate, sobre sustentabilidade, inclusão e diversidade, além de uma masterclass com o estilista Isaac Silva, e um encontro com o estilista e figurinista  João Pimenta, todas gratuitas e abertas ao público em geral.

“No Feed Dog buscamos um olhar amplo, que vai além do estilo, do modelo e da vitrine. A indústria da moda é uma das mais complexas do mundo porque inclui criatividade, glamour e investimentos altíssimos, mas também pauta questões cruciais para a sociedade atual como a sustentabilidade, a diversidade dos corpos e a inclusão social, por exemplo” diz Flavia Guerra, curadora do festival.

O inédito Salvatore: Shoemaker of Dreams, do aclamado diretor Luca Guadagnino (“Me Chame pelo seu Nome”, ganhador do Oscar de melhor roteiro, entre diversos prêmios) abre o festival no dia 13 de outubro, às 20h, no Espaço Itaú de Cinemas Augusta, numa cerimônia para convidados.

O filme conta a história baseada na autobiografia do designer italiano de sapatos  Salvatore Ferragamo, desde sua saída da Itália em busca de uma vida melhor, até a criação de sua icônica marca de luxo.

Grandes nomes do universo da moda estão no Feed Dog Brasil em filmes inéditos, como “Io sono il sole”, que retrata a vida de Lorenzo Riva, diretor de criação da Balenciaga e um dos protagonistas do prêt-à-porter italiano dos anos 1990; a estilista Mary Quant, no documentário “Quant”, dirigido pela cineasta e designer de moda  Sadie Frost; o emergente criador Kyle Westphal, em “Let me be me”.  Já no clássico “Mode in Paris”, William Klein, um dos fotógrafos mais influentes do mundo fashion e da história, retrata a efervescente cena da moda francesa no anos 1980 com a trilha sonora de Serge Gainsbourg.

A programação traz também filmes de impacto que convidam à reflexão como “A fashion uprising”, sobre um incêndio que matou mais de mil pessoas que trabalhavam numa fábrica de roupas em Bangladesh; os estereótipos, objetificação e sexualização da mulher negra na moda em “Subjects of Desire”; a digital influencer de 14 anos Leonie, mais conhecida como Leoobaly, em “Girl Gang”;  além de empresas como a icônica  Joalheria  Tous  e a história do Jeans nos Estados Unidos em “Riveted: The History of Jeans”.

 

Mostra Estudantil Fashion Film

Em 2022, o FEED DOG BRASIL apresenta a sua primeira Mostra Estudantil: Fashion Film (Filme de Moda), com filmes realizados por estudantes de moda, cinema e comunicação social sobre temas e questões relacionadas ao mundo da moda.

A equipe artística do festival selecionou uma série de títulos que concorrem ao prêmio de melhor filme no valor de R$ 1.000 (mil reais). A sessão acontece no dia 19/10, às 19h, no Espaço Itaú de Cinema – Anexo, com a cerimônia de premiação após a sessão.

Atividades Formativas

O festival promove uma série de debates, mesas e encontros presenciais em quatro prestigiadas instituições de ensino que são referência no mundo da moda: Faculdade Belas Artes, FAAP,  Senac Lapa Faustolo, Centro Universitário Senac Santo Amaro e IED – Istituto Europeo di Design. Todas as atividades são gratuitas e os ingressos serão distribuídos com 1 hora de antecedência (sujeitos à lotação da sala).

No SENAC FAUSTOLO, o figurinista JOÃO PIMENTA participa da MESA _FIGURINO: MODA E CINEMA, com Cintia Felix e Thiago Borazanian, docentes do Senac, no dia 13/10, quinta-feira, às 14h.

Partindo do curta-metragem TECIDO, SIGILO (15’), de Lucílio Jota, a jornalista e curadora do festival, Flavia Guerra  faz a mediação da  MESA _ DIVERSIDADE, com a presença do estilista Rafa Silvério, um dos idealizadores do Projeto Sankofa,  Jô Souza, docente do Senac, e do diretor  do curta Lucílio Jota, no dia 14/10, sexta-feira, às 14h, no  Senac Lapa Faustolo.

No mesmo dia (14), às 15h, a Faculdade BELAS ARTES recebe o Cine Debate com a sessão do longa FIOS DE ALTA TENSÃO (84’), seguida de conversa com o diretor do filme, Sérgio GAG, e os docentes da faculdade Guilherme Bryan e Pedro Ortiz.

O IED – Istituto Europeo di Design recebe a MESA_SUSTENTABILIDADE, no dia 17/10, segunda-feira, às 11h. A jornalista e curadora do festival, Flavia Guerra e os docentes do IED Eloísa Artuso e Christian Ullmann, debatem sobre questões de consumo, condições laborais e a importância de saber de onde vem a sua roupa. O longa  A FASHION UPRISING (53’) será exibido antes do bate papo.

Um dos maiores nomes da moda brasileira da atualidade, o estilista ISAAC SILVA, participa de uma Masterclass em que aborda sua trajetória como criador e ativista, no dia 18/10, às 17h, no Senac Lapa Faustolo, mediada por Thatiana Bertoli, docente do Senac.

Também no dia 18/10, às 19h, o festival promove a SESSÃO CINEMA + DEBATE com a exibição do longa THE HISTORY OF JEANS  (52’), seguida de debate com Jussara Romão e Orivan Baptista, no Espaço Itaú de Cinemas Augusta, sobre a história e o atual cenário do jeans no Brasil.

Encerrando as atividades, o Feed Dog Brasil realiza a sessão do longa GIRL GANG (97’), no dia 19/10, quarta-feira, às 9h20, na FAAP. Após a exibição, a jornalista e curadora do festival, Flavia Guerra conversa com os professores André Fratti e Maíra Zimmermann sobre o mundo dos influenciadores digitais como uma nova indústria.

Com patrocínio da Colombo Agroindústria, o FEED DOG BRASIL é realizado no país desde 2017, já tendo passado, além de São Paulo, por cidades como Belo Horizonte, Rio de Janeiro e Brasília. A realização é do Ministério do Turismo e da In Brasil Produção Cultural.

Programação Completa: www.feeddog.com.br

Serviço:

FEED DOG BRASIL 2022 – 6º Festival Internacional de Documentários de Moda

13 a 19 de outubro

Presencial – Espaço Itaú de Cinemas Augusta – Anexo – R. Augusta, 1470

Entrada Gratuita

www.feeddog.com.br

Atendimento à Imprensa:

ATTi Comunicação

Eliz Ferreira e Valéria Blanco

(11) 3729.1455 / 3729.1456 /(11) 9 9105.0441

 

PROGRAMAÇÃO FEED DOG BRASIL 2022: ESPAÇO ITAÚ DE CINEMA AUGUSTA

 

DIA 13/10 – QUINTA-FEIRA

20h_Salvatore: Shoemaker of Dreams ( Sessão de Abertura para convidados)

Luca Guadagnino | Itália  |2021 | 120’

No início do século XX, o sapateiro italiano Salvatore Ferragamo navegou de Nápoles para a América para buscar uma vida melhor. Ele se estabeleceu no sul da Califórnia e acabou tornando-se o sapateiro de Hollywood durante a era silenciosa. Em 1927, ele retornou à Itália e fundou em Florence sua marca de luxo homônimo.

Dirigido pelo aclamado diretor Luca Guadagnino, o filme retrata a aventura de uma criança pobre que ganhou fama e respeito internacional.

 

DIA 14/10 – SEXTA-FEIRA

19h_A Fashion Uprising

Laurent Lunetta, Ariel Wizman | França | 2018 | 52’

No dia 24 de abril de 2013 em Bangladesh, um incêndio matou mais de mil pessoas que trabalhavam numa fábrica de roupas. Este terrível acidente foi o estopim para que milhares de vozes começassem a questionar o frenético sistema da moda e seus métodos de produção.

Desde então, a Fast Fashion não foi mais a mesma. Teóricos, ativistas, designers e consumidores começaram a questionar o ritmo de produção e o alto preço (ambiental e social) que pagamos por sustentar uma indústria que se nega a rever seus valores.

+  Curta de abertura: Planeta Fábrica

19h_Planeta Fábrica

Júlia Zakia | Brasil, 2018 | 11’

Este curta-metragem registra os últimos vapores de uma fábrica de chapéus em Campinas, no interior de São Paulo, que está prestes a ser demolida. Em linguagem de cinema direto, a diretora Júlia Zakia revê 100 anos de história em 11 minutos de sons e imagens que falam por si.

21h_Girl Gang

Susanne Regina Meures | Suíça | 2022  | 97’

Leonie, mais conhecida como Leoobaly, tem 14 anos e milhares de seguidores nas redes sociais. Seus pais, que no início achavam toda esta história de redes sociais muito estranha, se converteram em seus managers quando descobriram que a fama de sua filha poderia gerar muito dinheiro. A centenas de quilômetros de distância dali, Melanie, de 13 anos, é sua maior admiradora e fantasia sobre a vida perfeita de Leoobaly.

“Girl Gang” é uma aventura moderna de sonhos e ilusões, de autopercepção e do lado sombrio das mídias sociais em um momento em que 86% dos jovens sonham em ser influencers.

 

DIA 15/10 – SÁBADO

19h_Quant

Sadie Frost | Reino Unido | 2021 | 86′

Dez anos antes dos Beatles conquistarem o planeta, Mary Quant abriu sua primeira loja em King’s Road, Londres. Sentindo o cheiro da revolução juvenil que estava prestes a dominar o mundo, ela procurou canalizar este terremoto geracional que a década de 1960 representou através de suas roupas casuais, sensuais e coloridas. O resultado foi muito estrondoso: seu estilo tornou-se símbolo de uma geração que uniu feminismo, anticoncepcionais e a mítica Swinging London.

Neste filme de Sadie Frost, Quant é retratada como uma mulher moderna, à frente de seu tempo e head stylist de uma década marcada pela  emancipação e pelo rock’n’roll.

 

21h_Mode in France

William Klein | França | 1985 | 85’

William Klein faleceu em setembro de 2022, aos 96 anos, deixando uma obra marcante. Fotógrafo experimental e cineasta, seu olhar sobre moda é provavelmente um dos mais originais, irreverentes e críticos de todos os tempos.

Neste filme histórico, ele retrata com acidez e muito bom humor a cena efervescente da moda francesa no anos 1980 com todos os seus protagonistas incluindo Alaïa de Montana, os Girbauds, Gaultier, Lagerfeld, Kenzo e um sem fim de nomes que fizeram história.

Uma raridade, com trilha sonora de Serge Gainsbourg, que fará as delícias dos muitos fãs de Klein.

 

DIA 16/10 – DOMINGO

19h_Let me be me

Dan Crane, Katie Taber | Estados Unidos | 2021 | 75′

Quando criança, Kyle Westphal gostava de se esconder do mundo debaixo de um cobertor. Só ali, debaixo de um pedaço de pano, encontrou um pouco de paz. O diagnóstico só veio quando ele tinha seis anos: Kylie estava no espectro autista. Com medo de que Kylie nunca se conectasse de fato com o mundo real, seus pais embarcaram em um processo de aceitação difícil, intenso e radical para a época.

Esta história de superação – repleta de momentos emocionantes – aqui é contada por uma versão adulta do próprio Kyle, agora um estilista de sucesso, com um dom especial para o desenho, detalhes e texturas e uma memória fotográfica privilegiada.

+  Curta de Abertura: Mini Miss

 

19h_Mini Miss

Rachel Daisy Ellis | Brasil, 2018 | 16’

Filmado inteiramente sob a perspectiva de uma criança de quatro anos, Mini Miss acompanha cinco meninas entre 3 e 5 anos de idade, que participam do concurso de beleza Mini Miss Baby Brasil. O filme oferece uma visão única sobre a primeira infância, mostrando a capacidade de resistência das crianças em um mundo dominado por normas e desejos de adultos.

 

21h_Io sono il sole

Ilaria Gambarelli | Espanha | 2019 | 86’

Lorenzo Riva está a ponto de deixar o mundo da moda e começa a se preparar para sair de cena. Figura marcante na indústria, ele esteve à frente do ateliê Balenciaga nos anos 1980 e foi um dos protagonistas do prêt-à-porter italiano dos anos 1990. Mas nem tudo foi sucesso.

Depois de ir à falência e de alguns percalços, ele e seu parceiro Luigi Valetti tentam recuperar o prestígio e vender sua marca à empresários chineses sem perder um pingo de estilo na tentativa. Uma viagem íntima em preto e branco à elegância clássica de uma época passada que reaparece intacta, como se tivesse sido congelada.

 

DIA 17/10 – SEGUNDA-FEIRA

19h_Oso. Historia de un icono

Amanda Sans Pantling | Espanha | 2020 | 77′

Trailer filme: “Salvatore: Shoemaker of Dreams”.

Continue lendo
Clique para comentar

Responder

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Cultura

A revolução na educação e cultura digital: um olhar Neurodivergente

Publicado

em

De

Em uma pesquisa inédita, Ton Felix explora o impacto dos influenciadores digitais do YouTube e propõe métodos de ensino adaptativos para alunos neurodivergentes

No cenário educacional e cultural contemporâneo, Ton Felix não é apenas um observador, mas um pioneiro. Neurodivergente, diagnosticado com dislexia e TDAH, Felix superou barreiras significativas no sistema educacional tradicional, o que o impulsionou a conduzir um dos estudos mais profundos e originais sobre a interação entre neurodiversidade e tecnologia digital no Brasil. Seu livro, “Streampunks: Um Fenômeno Contemporâneo”, é resultado de uma extensa pesquisa que marca o primeiro estudo aprofundado do país sobre o tema.

Em entrevista, Felix compartilhou insights sobre seu processo: “Explorar como os Streampunks estão remodelando a mídia foi revelador. Minha neurodiversidade me permitiu abordar o tema de uma maneira única, focando em como as tecnologias podem facilitar caminhos inclusivos e inovadores na educação e comunicação.”

Globalmente, estima-se que cerca de 15% da população seja neurodivergente. No Brasil, dados indicam que mais de 10 milhões de pessoas têm algum tipo de condição neurodivergente, como autismo ou dislexia. Esses números destacam a necessidade de um sistema educacional que não apenas acomode, mas também valorize as diferenças no funcionamento cerebral.

Felix,  utiliza recursos audiovisuais e fomenta a interação entre os alunos, por meio de dinâmicas inclusivas e adaptativas, que considera fundamentais em todos os níveis educacionais, do ensino fundamental ao superior. Enfatiza, a importância de adaptar as avaliações para atender às necessidades individuais de cada estudante, especialmente aqueles com neurodivergências, como por exemplo, a realização da leitura de provas para alunos com déficit de atenção e hiperatividade. 

A capacitação de professores e coordenadores é crucial para implementar essas metodologias inclusivas, garantindo que todos os alunos tenham a oportunidade de acessar o mesmo conteúdo sem serem prejudicados por suas dificuldades. Acredito firmemente que a educação é um processo contínuo de construção, sempre evoluindo e se adaptando, o que torna essencial o investimento constante na formação de professores para enfrentarem os desafios e as mudanças constantes no campo educacional.

Os pais devem atentar-se à necessidade e ao comportamento de seus filhos, existem vários recursos e especialistas hoje em dia que conhecem o assunto, podendo auxiliar a família a captar e adaptar tratamentos de acordo com a necessidade dos pequenos e não apenas medicá-las, acrescenta o autor.

Seu livro aprofunda-se na influência crescente dos influenciadores digitais, particularmente aqueles no YouTube, conhecidos como Streampunks. Estes criadores estão desafiando as normas tradicionais da indústria de mídia, oferecendo novas formas de conteúdo e interação que ressoam com uma audiência global. Felix argumenta que esta nova onda de produção de mídia não só democratiza o conteúdo, mas também proporciona uma plataforma para vozes frequentemente marginalizadas, incluindo aquelas da comunidade neurodivergente.

A obra de Felix é um chamado à ação para educadores, criadores de políticas e líderes culturais para reconhecer e integrar a neurodiversidade em todos os aspectos da sociedade. “Nossa meta deve ser uma educação que não só inclua, mas celebre as diferenças, utilizando a tecnologia para abrir novos caminhos e possibilidades para todos”, conclui Felix.

Este livro não apenas destaca uma pesquisa crucial, mas também serve como um guia para futuras políticas educacionais e culturais, oferecendo um novo paradigma para a inclusão e o reconhecimento da neurodiversidade na era digital.

Sobre o autor:

Ton Felix é um jornalista e acadêmico cuja carreira foi moldada pela intersecção entre tecnologia digital, educação e neurodiversidade. Seu trabalho pioneiro tem influenciado o pensamento sobre como a cultura digital pode ser moldada para ser mais inclusiva e representativa de todas as formas de diversidade humana.

Continue lendo

Cultura

Ensino bilíngue no Brasil registra aumento de 64%

Publicado

em

De

Aprendizagem de outra língua torna-se determinante para a formação e acesso ao mercado de trabalho

No Brasil, o número de unidades de ensino voltadas à educação bilíngue tem se fortalecido a cada ano. Segundo a Associação Brasileira do Ensino Bilíngue (ABEBI), já são mais de 1,2 mil escolas bilíngues em todo o país, com um crescimento de 10% num período de cinco anos. No último ano, houve aumento de 64% na procura por modelos de ensino bilíngue, com destaque para São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília, segundo dados do Ministério da Educação (MEC).

Aprender um novo idioma é uma necessidade inerente à formação de estudantes em qualquer idade ou ano de ensino. Por isso, a busca por unidades educacionais bilíngue não pode ser vista como um privilégio. Tendo, na verdade, a ampliação da oferta a todos como meta.

Segundo Gabriel Frozi, diretor da escola Rio Christian School no Rio de Janeiro, o ensino bilíngue oferece uma série de benefícios que vão muito além do aprendizado de uma segunda língua, proporcionando experiências enriquecedoras que moldam o desenvolvimento cognitivo, emocional e social das crianças desde o início da vida escolar. “Os alunos desenvolvem inúmeras habilidades, principalmente no campo da comunicação, que excede o domínio de dois idiomas”, explica.

Ele também afirma que a exposição a outros idiomas pode promover o desenvolvimento cognitivo, social e acadêmico das crianças, preparando-as para enfrentar os desafios do mundo moderno e prosperar em um ambiente cada vez mais multicultural e interconectado. “Até os 5 anos, o desenvolvimento linguístico está em plena formação. Quanto mais cedo for o contato com outro idioma, mais natural será este processo, pois ele passa a ser quase que intuitivo, uma vez que está sendo adquirido de forma lúdica e prazerosa.”
Os números ainda apontam que isso precisa ser difundido no país como algo que pode mudar a trajetória educacional dos jovens, principalmente no mercado de trabalho, que tem se tornado cada vez mais desafiador, pois apesar do crescimento da oferta de ensino bilíngue, a realidade do Brasil ainda é deficitária na aprendizagem de uma segunda língua.

Para se ter uma ideia, de acordo com a edição 2022 do maior ranking mundial de países e regiões por habilidades em inglês (EF EPI), o Brasil ocupa a 58ª posição no índice de proficiência da língua. O levantamento se baseia em testes de 2,1 milhões de adultos em 111 países e regiões.

Aprender e vivenciar a cultura do inglês, segundo destaca Gabriel, amplia em 100% as oportunidades de trabalho e desenvolvimento pessoal. “É preciso ampliar o acesso às oportunidades, isso será determinante em um país que vive em reflexo a grandes potências mundiais, como os Estados Unidos. Falar inglês não é só mais um ponto de destaque no desenvolvimento e carreira, mas no sucesso de uma geração”, destaca o diretor.

Sobre a Rio Christian School:

A escola bilíngue cristã conta com sistema de avaliação próprio, que prioriza a participação em sala de aula, o comprometimento com os deveres de casa e a atuação em projetos sociais, onde as provas bimestrais representam apenas 30% do sistema de avaliação da RCS. Atende turmas do Pré I ao 3º ano do Ensino Médio, preparando os alunos para as melhores universidades do Brasil e do exterior, além de ser a única escola da América Latina com toda equipe especializada em alunos com TDAH.

Continue lendo

Cultura

Theatro Municipal recebe mais de mil estudantes da rede pública para a abertura da 13ª Semana de Leitura

Publicado

em

De

Com o tema “Histórias e Canções”, o evento reunirá apresentações de escritores, músicos, estudantes das AELs, professores e muito mais

O Theatro Municipal de São Paulo recebe na próxima quarta-feira (16/05), a partir das 13h, a abertura da 13ª Semana Municipal de Incentivo e Orientação ao Estudo e à Leitura, evento gratuito que faz parte do Calendário Oficial de Eventos da Cidade de São Paulo por meio da Lei 14.999/09 de autoria do vereador Professor Eliseu Gabriel. Nesta edição, a Semana de Leitura tem como tema central “Histórias e Canções” e as atividades, totalmente gratuitas, acontecem em formato on-line e presencial em diversos pontos da cidade, até 24 de maio.

São esperadas mais de 1200 pessoas na abertura, dentre elas alunos de escolas da rede pública municipal, professores e bibliotecários. Importante ressaltar que muitos deles nunca assistiram a uma peça de teatro ou mesmo têm acesso à lazer e cultura. Escritores conhecidos do grande público também são esperados como espectadores.

Na entrada do Municipal, o acolhimento aos presentes será feito por alunos das Salas de Leitura da Rede Municipal com a atração “Guarda-chuva de Poesia”.

Já no palco do Theatro Municipal, as emoções continuam com a apresentação do Coral Sabiá, formado por alunos Academia Estudantil de Letras (AEL) Vinicius de Moraes (EMEF Prof. Fernando de Azevedo – Vila Curuçá). “Um Canto para Cada Canto” é o tema da apresentação regada de músicas que dialogam com estudos literários.

Na sequência, estudantes da AEL Kiusam Oliveira (EMEF Arquiteto Vilanova Artigas – São Matheus) apresentam “Brincar de Ler”, esquetes afetivas que envolvem literatura e música.

E vai ter poesia, trava-línguas, trovas populares, parlendas e cantigas de roda. O escritor e cordelista Marco Haurélio, que tem mais de 50 títulos publicados, a maior parte dedicada à literatura de cordel, sobe ao palco do Municipal para apresentar o livro “Circo das Formas”. Sua apresentação, tão esperada, será acompanhada pelo grupo Balaio de Doi2, formado pelo autor Paulo Netho e pelo compositor Salatiel Silva. Eles prometem levantar o público durante essa contação musicada, e bem engraçada.

Na sequência, a professora Ana Gilda Leocadio, que faz parte da frente literária Literatura Negro-brasileira do Encantamento Infantil e Juvenil (Linebeiju), se apresenta com “Solfejos de Fayola: uma história en”cantada”, contação repleta de rimas para entreter, conscientizar e emocionar.

O escritor Marcos Martinz sobe ao palco do Municipal acompanhado da noiva Rosinha, personagem de seu livro “Até que a Morte nos Ampare” para uma dinâmica incrível, mostrando a potência acolhedora dos livros.

Banda Pollo, sucesso com a música “Vagalumes” (novela Sangue Bom) encerra a tarde no Theatro Municipal. O grupo de rap/hip-hop e pop da zona oeste de São Paulo (Pirituba) é formado por Tomim, Adriel e DJ Kalfani.

“A ideia de criar a lei e fazer a Semana de Leitura acontecer é para que ela seja replicada cada vez mais. O maior mérito desse projeto é que ele é inclusivo e oferece à população oportunidades e experiências de estudo, de cultura e de leitura, muitas vezes subtraídos em razão das dificuldades econômicas e sociais”, afirma Eliseu Gabriel.

Serviço – Abertura da Semana de Incentivo e Orientação ao Estudo e à Leitura de São Paulo

Quando: 16/05 (quarta-feira)

Horário: Das 13h às 17h – a partir das 11h30 chegam ônibus com as crianças.

Local: Theatro Municipal de São Paulo

Endereço: Praça Ramos de Azevedo, S/N

Continue lendo
Propaganda

Destaque